Geral
Bolsonaro volta ao Brasil sob pressão de investigações

Bolsonaro volta ao Brasil sob pressão de investigações

Bolsonaro deve tentar liderar a oposição ao Governo Federal, mas precisará se defender em investigações como o escândalo das joias recebidas da Arábia Saudita e dos ataques à Brasília.

Guilherme Grandi - quinta-feira, 30 de março de 2023 - 08:53

Jair Bolsonaro (PL) está de volta ao Brasil, após uma temporada de 89 dias nos Estados Unidos. Derrotado democraticamente nas urnas nas Eleições de 2022, o ex-presidente retorna ao país sob pressão de investigações e desgaste político.

Ao voltar ao Brasil, Bolsonaro deve tentar liderar a oposição ao Governo Federal. Ao mesmo tempo, entretanto, o ex-mandatário precisará se defender em investigações de grande repercussão nacional, como o escândalo das joias recebidas da Arábia Saudita e dos ataques à sede dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, promovidos por apoiadores.

Ele também responde a ações judiciais que podem torná-lo inelegível.

Bolsonaro chegou ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, no início da manhã desta quinta-feira (30). O voo que tinha como origem a cidade de Orlando (EUA) pousou às 6h40.

O ex-presidente havia saído do Brasil em 30 de dezembro, às vésperas de deixar oficialmente a Presidência da República e da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro não saiu pelo saguão de desembarque e usou uma rota alternativa. Centenas de apoiadores estiveram no aeroporto e se concentraram na área de desembarque internacional, com bandeiras e cartazes.

Enquanto aguardavam, os bolsonaristas cantaram o Hino Nacional e gritaram palavras de ordem.

Cerimônia

Jair Bolsonaro é esperado na sede do Partido Liberal para participar de uma cerimônia, mas ainda não foi divulgado se o ex-presidente vai discursar. Nas redes sociais, a sigla celebrou o retorno do ex-presidente ao país. “Hoje o Brasil acordou mais forte”, disse o PL em uma postagem.

Além da esposa Michelle Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, que foi o vice na chapa derrotada nas Eleições 2022, também deve estar presente.

Compartilhe