Municipal
Audiência pública discute o aumento do IPTU em Curitiba

Audiência pública discute o aumento do IPTU em Curitiba

Especialistas, entidades e representantes da sociedade civil foram convidados para discutir a mudança, que pode resultar em aumento de tributos para 80% dos imóveis na cidade.

Redação - sexta-feira, 2 de dezembro de 2022 - 09:31

Uma audiência pública nesta sexta-feira (2) vai discutir a proposta da Prefeitura de Curitiba que reajusta a base de cálculo do IPTU e pode trazer aumento na cobrança do imposto aos curitibanos. O debate acontece às 10h no plenário da Câmara Municipal.

Convocado pelos vereadores Amália Tortato e Rodrigo Marcial (NOVO), o encontro tem como objetivo debater o Projeto de Lei que revisa a Planta Genérica de Valores Imobiliários. Especialistas, entidades e representantes da sociedade civil foram convidados para discutir a mudança, que pode resultar em aumento de tributos para 80% dos imóveis na cidade.

Segundo estimativa dos vereadores, em alguns casos, o tributo pode subir bastante, mesmo com as travas propostas para os dois primeiros anos. “Ninguém sabe o quanto vai aumentar o seu IPTU nos próximos anos. Sabemos, apenas, que em alguns terrenos de Curitiba o IPTU vai aumentar mais de dez vezes até 2025. Com a falta de informações, é impossível votar no projeto da prefeitura”, afirma Rodrigo Marcial.

O projeto tramita em regime de urgência e deve ser votado em plenário até 5 de dezembro. 

De acordo com a vereadora Amália Tortato, a prefeitura fechou 2021 com superávit e não necessita de aumento de impostos para incrementar a arrecadação. “O cidadão já trabalha 150 dias do ano só para pagar imposto e isso é inadmissível. A Prefeitura deveria dar, isso sim, um desconto no IPTU dos cidadãos, não aumentar valor de boleto para as pessoas pagarem. Além disso, é um desrespeito com a população a Prefeitura enviar um projeto que afeta diretamente a vida das pessoas para tramitar em última hora”, destaca Amália Tortato.

Para a vereadora licenciada Indiara Barbosa, além das incertezas em relação ao reajuste real dos valores, o atual cenário econômico requer cautela do poder público em relação ao orçamento das famílias. “Isso é especialmente cruel neste momento, que ainda vivemos as consequências de uma crise econômica, piorada pela pandemia. E também é desnecessário para os cofres da Prefeitura, que está com excesso de arrecadação. Não podemos aceitar esse aumento”.

Os vereadores criticam a falta de um debate público sobre o tema, que atinge todos os moradores da cidade. Por isso, sugeriram a realização da audiência pública, para discutir o tema com a população e especialistas da área. Além disso, a bancada do NOVO organizou um abaixo-assinado digital para barrar a tramitação deste projeto até que o assunto seja aprofundado na Câmara Municipal. O cidadão pode assinar a petição on-line no link: www.change.org/maisiptunao.

Compartilhe