Geral
Audiência pública debate segurança nas escolas de Curitiba

Audiência pública debate segurança nas escolas de Curitiba

O encontro tem como objetivo discutir medidas a serem implantadas para dar maior segurança e proteção a alunos e aos profissionais das instituições de ensino.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 4 de maio de 2023 - 07:30

Uma audiência pública discute, nesta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Curitiba, a segurança nas escolas públicas e privadas da Capital. O encontro tem como objetivo discutir medidas a serem implantadas para dar maior segurança e proteção a alunos e aos profissionais das instituições de ensino.

O debate está marcado para 14h no auditório do Anexo 2 do Legislativo, e será transmitido pelas redes sociais da CMC.

A iniciativa é dos vereadores Marcelo Fachinello (PSC) e de Tico Kuzma (PSD), em parceria com a Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

A segurança nas escolas vem sendo amplamente discutida em diferentes setores da sociedade, especialmente após ataques ocorridos em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP) no início de abril.

“A atenção e preocupação dos parlamentares e da comunidade quanto à segurança das creches, escolas e instituições de ensino cresceu exponencialmente”, diz a justificativa do requerimento.

Participam da audiência pública desta quinta-feira representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Defesa Social, e das Secretarias Estaduais da Educação (SEED) e da Segurança Pública (SESP), além do Ministério Público do Paraná (MPPR), a Polícia Federal (PF) e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe).

Na Câmara, o tema já foi tratado em plenário e dentro da Comissão de Educação, sobre a segurança das escolas municipais, CMEIs e outras instituições de ensino.

Recentemente, diversas indicações ao Executivo foram apresentadas e aprovadas pelos parlamentares. Entre elas, a instalação de catracas eletrônicas e detectores de metais nos acessos às instituições, e a instalação da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura das Escolas Municipais.

Compartilhe