Geral
Assembleia aprova em primeiro turno medição de temperatura em espaços de uso coletivo

Assembleia aprova em primeiro turno medição de temperatura em espaços de uso coletivo

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeiro turno nesta quarta-feira (17) a obrigatoriedade de medição de tem..

Redação - quarta-feira, 17 de junho de 2020 - 19:06

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeiro turno nesta quarta-feira (17) a obrigatoriedade de medição de temperatura em repartições públicas e espaços de uso coletivo.

Dessa forma a temperatura corporal de funcionários e clientes deverá ser checada logo na entrada desses locais enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os locais terão que disponibilizar ao menos um termômetro infravermelho ou por imagem para a medição da temperatura.

Caso seja identificada a temperatura igual ou superior a 37,8° C, o estabelecimento deverá orientar a pessoa a procurar atendimento médico imediatamente, sendo vedada sua entrada no local.

Em caso de recusa, o projeto de lei 321/2020 prevê até mesmo a detenção da pessoa por forças policiais.

Caso a proposta seja sancionada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, os locais terão 30 dias para se adequar às exigências, sob pena de multa no valor de R$ 531,70.

A fiscalização do cumprimento dessa proposta ficará a cargo da Vigilância Sanitária do Estado e dos 399 municípios do Paraná.

O projeto de lei é assinado pelos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSB), Ademar Traiano (PSDB), Tercílio Turini (CDN), Alexandre Curi (PSB) e Michele Caputo (PSDB).

Compartilhe