Estadual
Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do TCE-PR, morre aos 75 anos

Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do TCE-PR, morre aos 75 anos

O ex-conselheiro tinha 75 anos e havia se aposentado do Tribunal de Contas do Estado ano passado; Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Redação - domingo, 30 de julho de 2023 - 11:35

Artagão de Mattos Leão, ex-conselheiro do TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado) morreu na manhã deste domingo (30). A morte ocorreu em São Luiz, no Maranhão.

O ex-conselheiro tinha 75 anos e teria sido vítima de infarto.

O TCE-PR manifestou pesar pela morte do ex-membro por meio de suas redes sociais.

Advogado por formação, Artagão de Mattos Leão era natural de Inácio Martins, na Região Centro-Sul do Paraná. Ele se aposentou do Tribunal de Contas do Estado ano passado, compulsoriamente, após completar 75 anos.

Foi deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991. Neste período, teve papel de destaque como líder do governo na Assembleia Constituinte Estadual, instalada em 1989, ano seguinte à promulgação da Constituição Federal atualmente em vigor.

No TCE-PR, foi nomeado em 10 de abril de 1991 pelo então governador Roberto Requião. Artagão exerceu a gestão do órgão em dois períodos: de 1996 a 1998 e no biênio 2013-2014. Também foi vice-presidente em 1994 e no biênio 2011-2012; e corregedor-geral da Casa no biênio 1992-1993 e no ano de 1995.

Nos períodos em que comandou o TCE-PR, a Corte obteve importantes conquistas estruturais e avanços no controle externo do gasto público. No primeiro mandato, consolidou a rede de informática implantada em 1995, que passou a integrar todos os setores do Tribunal. Em seu segundo mandato, foi concluído o Programa TCE Digital, que possibilitou o trâmite 100% eletrônico de processos e procedimentos administrativos internos, praticamente eliminando o uso de papel.

Governo do Estado decreta luto oficial

O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte de Artagão de Mattos Leão. O governador em exercício Darci Piana lamentou a morte do ex-conselheiro do TCE-PR.

“Artagão ficou mais de 30 anos no Tribunal de Contas, sempre com uma conduta séria, honesta e transparente. Grande conhecedor da gestão pública, deixará um legado imenso para o Estado do Paraná”, disse Piana.

Artagão deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior. Ainda não há informações oficiais sobre o velório e o sepultamento.

Compartilhe