Federal
AGU vai pedir bloqueio de bens de mais de 100 empresas que financiaram ação golpista

AGU vai pedir bloqueio de bens de mais de 100 empresas que financiaram ação golpista

Empresas bancaram os ônibus que transportaram os bolsonaristas radicais à Brasília e auxiliaram os golpistas que permaneceram acampados no QG do Exército.

Narley Resende - terça-feira, 10 de janeiro de 2023 - 09:47

A Advocacia-Geral da União (AGU) identificou mais de 100 empresas suspeitas de terem financiado ou colaborado com a manifestação golpista e antidemocrática do último domingo (8) em Brasília.

Segundo a AGU, o dinheiro das entidades foi usado para bancar os ônibus que transportaram os bolsonaristas radicais e para auxiliar os golpistas que permaneceram acampados em frente ao QG do Exército, onde foram feitos os preparativos para a invasão terrorista.

O primeiro lote de ações contra esses grupos privados será apresentado nesta terça-feira (10). São medidas cautelares junto à Justiça Federal para que os bens em nome dessas empresas sejam bloqueados. Uma das intenções é utilizar esses recursos para cobrir o prejuízo provocado pelo dano ao patrimônio.

As entidades privadas que foram identificadas estão distribuídas por vários estados. Entretanto, a maioria delas está sediada no Mato Grosso e em Santa Catarina. 

De acordo com o ministro da Justiça Flávio Dino, a Polícia Federal já identificou financiadores dos atos golpistas em 10 estados diferentes. Segundo Dino, muitas empresas são ligadas ao agronegócio.

Compartilhe