Agronegócio
Toledo é destaque na produção de biogás
(Foto: Paraná Portal)

Toledo é destaque na produção de biogás

O município transforma dejetos da suinocultura em energia

Lorena Pelanda - quinta-feira, 30 de maio de 2024 - 13:13

Os dejetos de 41 mil suínos criados em Toledo, na região oeste do Paraná, são transformados em biogás para geração de energia elétrica. A região é a maior produtora de suínos do Brasil e há um ano tem uma Central de Bionergia. A planta funciona em parceria com a Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu e o Centro Internacional de Energias Renováveis.

Os animais são criados por 15 produtores, que se beneficiam da retirada dos dejetos. De todas as plantas de biogás do Paraná, 60% delas estão na região oeste.  

“A sociedade como todo entendeu o recado e vê com muito bons olhos. A gente está falando de mau cheiro e vetores eliminados do ambiente e de uma cadeia produtiva. As cidades começam a se movimentar”, diz o diretor presidente do CIBiogás, Rafael González.

Na central, inaugurada em outubro do ano passado, os dejetos são transformados em biogás para geração de energia elétrica suficiente para abastecer mil e quinhentas residências de médio porte.

“De todas a plantas de biogás do Paraná, 60% delas estão na região oeste. Isso se dá por todas essas iniciativas que já começaram aqui já há muito tempo. Ela se dá nessa capacidade de mostrar o retorno à sociedade e também do ponto de vista do investimento. Então, à medida que você vai criando modelos como esse, você vai dando segurança jurídica, regulatória, econômica e operacional para que exista”, afirma González.

Também são produzidos no local 330 metros cúbicos de digestato (biofertilizante), que são distribuídos para os próprios suinocultores e a comunidade em geral.  

Compartilhe