Agronegócio
Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe máquina agrícola gigante
Foto: Divulgação/TCP

Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe máquina agrícola gigante

Equipamento pesa 50 toneladas e é a segunda do segmento no país; desembarque exigiu uma operação especial.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 12 de junho de 2024 - 10:59

O Terminal de Contêineres de Paranaguá, no Litoral do Estado, recebeu recentemente uma máquina agrícola gigante. O equipamento que pesa 50 toneladas possui capacidade de substituir diversas máquinas agrícolas, por meio de módulos, e exigiu uma operação especial de desembarque.

A máquina agrícola gigante da marca Nexat é a segundo do tipo no país, e foi importada da Bélgica. A viagem até Paranaguá durou 30 dias. O maquinário traz um conceito de “tudo em um”, pela capacidade de substituir diversas máquinas agrícolas por meio do acoplamento de módulos. Dessa forma, o veículo pode realizar diferentes etapas do processo de cultivo, como a preparação do solo, plantio, pulverização, colheita, entre outros. Além disso, o modelo é elétrico e pode ser controlado de forma remota.

Foto: Divulgação/Nexat

Pelas dimensões robustas – 50 toneladas, 24 metros de comprimento e 2,80 metros de largura, uma operação especial foi realizada para descarregar o equipamento.

“Por se tratar de um equipamento de grandes dimensões, a movimentação da máquina da Nexat exige uma atenção da nossa equipe especializada em cargas projeto (cargas com pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais), pois se trata de uma operação complexa que demanda um desenho logístico customizado e integrado, garantindo, assim, a integridade do bem de nosso cliente”, destaca Fabio Mattos, gerente de operações logísticas da TCP, empresa que gere o espaço.

O equipamento foi descarregado no terminal paranaense e, na sequência, enviado até o seu destino final, na Bahia.

O Terminal de Contêineres de Paranaguá também movimenta uma grande quantidade de outros equipamentos de grande porte, como ônibus, colheitadeiras, escavadeiras, tratores, caminhões e veículos de combate blindados, que ultrapassam as dimensões adequadas para o embarque em contêineres.

Compartilhe