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Tecnologia evita fraudes e roubos de cargas em estradas do Paraná
Foto:Claudio Neves/Portos do Paraná

Tecnologia evita fraudes e roubos de cargas em estradas do Paraná

Sistema logístico possibilita o monitoramento do transporte da carga em tempo real por meio de um aplicativo de celular.

Rafael Nascimento - terça-feira, 31 de outubro de 2023 - 11:52

Um software desenvolvido por uma empresa de Curitiba auxilia empresas a combater fraudes e roubos de cargas, cada vez mais frequentes em estradas do Paraná. A tecnologia permite integrar e automatizar processos operacionais logísticos, com informações e desempenho de cada operação em tempo real.

O sistema logístico da CargOn possibilita o monitoramento do transporte da carga por meio de um aplicativo de celular. A gestão do processo de carga e descarga calcula o tempo necessário para essas operações, reduzindo o tempo ocioso da frota. É nesse momento que a carga se torna mais vulnerável a desvios, fraudes e roubos. Além disso, toda a documentação relacionada ao processo de transporte e logística, incluindo os documentos dos condutores, também passa por checagem e monitoramento através dessa ferramenta.

“Esse diagnóstico em tempo real atua como um incremento, um ‘plus’, inclusive para empresas que não possuem tecnologia, proporcionando mais segurança ao processo logístico tanto para o embarcador quanto para as transportadoras”, afirma o fundador e CEO da CargOn, Denny Mews.

Além disso, o uso de Inteligência Artificial para validar documentos e fotos dos condutores tem sido um aliado para mitigar riscos. O executivo destaca que os benefícios dessas funcionalidades são percebidos, principalmente, pela indústria e varejo, além da transportadoras.

“Os custos de transporte influenciam diretamente nos preços dos produtos, e ao reduzir desperdícios, diminuir despesas operacionais e evitar prejuízos decorrentes de roubos e fraudes, essas empresas conseguem aumentar sua competitividade no mercado”, completa.

Roubos de cargas

Os prejuízos causados por roubos de cargas nas estradas brasileiras ultrapassam a marca de R$ 1,2 bilhão, de acordo com a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística.

Além da interceptação clássica de veículos nas rodovias, uma das táticas empregadas pelas quadrilhas é a tentativa de infiltrar seus membros nas equipes das empresas de transporte e logística. Outra estratégia dos criminosos é acompanhar sites com publicações de fretes e participar dessas contratações, além de roubos que ocorrem após acidentes.

No início de outubro, a Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação contra o saque de cargas na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Entre os principais objetos furtados estavam pneus, roupas, eletrodomésticos, polietileno e suco. Conforme a polícia, os alvos eram caminhoneiros que se envolviam em acidentes ou estavam parados na rodovia por falhas mecânicas e congestionamentos.

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