Agronegócio
Queijo de Marechal Cândido Rondon é eleito o melhor do Paraná

Queijo de Marechal Cândido Rondon é eleito o melhor do Paraná

A 1ª Edição do Prêmio Queijos do Paraná avaliou 323 concorrentes inscritos e premiou 98 queijos produzidos no Paraná

Redação - domingo, 4 de junho de 2023 - 11:00

O queijo parmesão da Frimesa, produzido em Marechal Cândido Rondon, na região oeste do Paraná, foi premiado como o melhor queijo do estado.

O Prêmio Queijos do Paraná recebeu 323 inscrições. Ao todo, 98 concorrentes receberam algum tipo de premiação. O resultado foi divulgado no dia 1º de junho, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Os produtos disputaram em várias categorias. Foram distribuídas 28 medalhas de bronze, 30 medalhas de prata e 30 medalhas de ouro, além de 10 medalhas super ouro.

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, o Prêmio Queijos do Paraná tem o objetivo de reconhecer a qualidade e valorizar os produtos locais.

Entre os 10 queijos premiados com a medalha super ouro, quatro são produzidos em Santana do Itararé. Foram três medalhas para Leomar Melo Martins e uma para o Queijo da Célia.

Também foram concedidas medalhas para produtos de Cantagalo, ambos produzidos pela Tina Nena Produtos Coloniais.

Os municípios de Palmeira (Cooperativa Agroindustrial Witmarsum), Marechal Cândido Rondon (Frimesa), Nova Laranjeiras (Queijos Serra Dos Macacos) e Diamante do Oeste (Produtos Elis) levaram uma medalha cada.

Parmesão da Frimesa, produzido em Marechal Cândido Rondon, recebeu as melhores notas (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Os selos das medalhas poderão ser impressos nas embalagens dos produtos, informando aos consumidores sobre a qualidade superior.

Além disso, os produtores inscritos que não receberam medalhas receberam a avaliação técnica dos jurados para que possam melhorar ainda mais a qualidade dos queijos.

Compartilhe