Agronegócio
Produção de feijão cresce 5,5% no Paraná em 2023, aponta Deral

Produção de feijão cresce 5,5% no Paraná em 2023, aponta Deral

As melhores condições do tempo na segunda safra do feijão contribuíram para uma melhor produção em 2023, embora a área plantada tenha reduzido em 12%

Redação - sábado, 6 de maio de 2023 - 10:00

Mesmo com uma área plantada menor, os produtores paranaenses de feijão esperam uma colheita maior nesta safra, na comparação com o período anterior. Segundo o boletim semanal da agropecuária, atualizado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), a produção desta leguminosa deve aumentar 5,5%.

Um dos fatores que explicam a produção mais volumosa, mesmo com uma área plantada 12% menor, são as condições do tempo mais favoráveis nesta safra. O departamento vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento destaca que 9 em cada 10 lavouras de feijão do Paraná apresentam boas condições.

No entanto, para que a expectativa positiva se mantenha, é preciso que o estado não sofra com geadas durante o mês de maio. A maior parte das plantações ainda está suscetível às mudanças no tempo.

O boletim do Deral com dados coletados entre 28 de abril e 4 de maio aponta para uma previsão de produção de 592 mil toneladas de feijão. Apenas 4% da área cultivada havia sido colhida. Portanto, com o aumento da disponibilidade da leguminosa no mercado, é esperada uma queda nos preços.

SOJA

O Departamento de Economia Rural também destacou a conclusão da colheita da soja e as dificuldades no escoamento e armazenamento da safra.

Com uma produção recorde, os armazéns estão cheios. Além disso, há uma oferta excedente de soja no mercado brasileiro. Por isso, os preços praticados atualmente são cerca de 30% menores do que no ano passado.

*Com informações da BandNews FM

Compartilhe