Agronegócio
Portos do Paraná têm movimentação recorde de cargas em 2023
Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Portos do Paraná têm movimentação recorde de cargas em 2023

Pela 1ª vez a operação de cargas alcançou 60 milhões de toneladas num único ano.

Rafael Nascimento - quarta-feira, 13 de dezembro de 2023 - 08:48

Os portos do Paraná registraram uma movimentação recorde de cargas em 2023, com mais de 60 milhões de toneladas. A marca histórica foi alcançada nesta terça-feira (12), segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

Essa foi a primeira vez que a operação de cargas no Estado alcança esse patamar num único ano. Em 2022, 58,3 milhões de toneladas haviam sido movimentadas.

Ainda conforme a Portos do Paraná, que opera nas unidades portuárias, de janeiro a novembro houve um aumento de 17% nas exportações em comparação a 2022 – de 33,3 milhões de toneladas para 38,8 milhões de toneladas.

As importações, por sua vez, mantiveram praticamente o mesmo patamar, de 20,2 milhões de toneladas em 2023 para 20,7 milhões até novembro de 2022.

As cargas que tiveram destaque neste recorde, em toneladas, foram a soja (aumento de 43%, de 9,6 milhões de toneladas para 13,7 milhões de toneladas) e açúcar a granel (26% de evolução, de 3,8 milhões de toneladas para 4,7 milhões).

“Não à toa somos reconhecidos como um dos portos mais eficientes do mundo, movimentando um grande volume de cargas em um espaço reduzido. Isso só foi possível graças à muita inteligência logística, ajustes operacionais, adequações em tempo de manobras de caminhões e trens, o que fez com que alcançássemos 10 milhões de toneladas a mais de carregamentos e descarregamentos em comparação ao patamar de quando assumimos a gestão em 2019”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Para o ano que vem, a expectativa da administração da empresa pública é seguir com as movimentações de cargas em alta. Nos próximos meses será iniciada a construção do Moegão, obra que consiste na implantação de um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. A expectativa é de um ganho de 63% na capacidade de desembarque de cargas com a novidade concluída. O projeto tem um custo estimado de R$ 592 milhões.

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