Agronegócio
Marcas paranaenses de café estão impróprias para consumo; veja a lista
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Marcas paranaenses de café estão impróprias para consumo; veja a lista

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 1 de julho de 2024 - 07:44

Quatorze marcas de café torrado comercializadas no país estão impróprias para consumo. Entre elas, três produtos são beneficiados no Paraná. O alerta é do Mapa – Ministério da Agricultura e Pecuária.

Conforme o órgão nacional, as 14 marcas de café torrado foram desclassificadas por apresentarem matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, que determina o padrão de qualidade.

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. O recolhimento é previsto em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos, ainda segundo o Mapa.

O Ministério da Agricultura e Pecuária coletou 168 amostras de café durante uma ação de fiscalização, em março desse ano.

“As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores”, diz a pasta.

Veja a lista com as marcas de café impróprias para consumo

De acordo com o relatório do Mapa, as marcas paranaenses desclassificadas são Castro, Paranaense e Sansão. Confira a lista completa:

Foto: Mapa

Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Ministério orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o órgão solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.

Compartilhe