Agronegócio
Mapa altera calendário de semeadura de soja no Paraná

Mapa altera calendário de semeadura de soja no Paraná

A Portaria publicada nesta sexta-feira (15) beneficia os produtores e não prejudicaria o combate à ferrugem asiática

Mirian Villa - sexta-feira, 15 de setembro de 2023 - 09:03

O Mapa (Ministério da Agricultura e da Pecuária) alterou o calendário da semeadura de soja no Paraná. A Portaria 866/2022, publicada nesta sexta-feira (15), beneficia os produtores e não prejudicaria o combate à ferrugem asiática.

Antes, o prazo definido era de que o plantio começaria em 11 de setembro com término em 19 de dezembro. Na safra anterior esse período se estendeu até 31 de janeiro. O novo documento estabelece escalonamento conforme a região permitindo que em algumas, como o Sul e Centro-Sul, a semeadura possa ser feita até 18 de janeiro, enquanto no Sudoeste vai até 15 de janeiro e no restante do Estado até 20 de dezembro.

A portaria anterior retirava 43 dias do calendário e prejudicava parte dos agricultores que ficavam impossibilitados de plantar cinco safras em dois anos. “Agora se restabelece certa normalidade permitindo que o Paraná cubra 29% de seu território com soja e, se tudo correr como esperamos, que seja uma safra boa”, detalha o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

Confira as regiões e municípios que compõem a divisão clicando aqui!

Compartilhe