Indústria
Gigante das bebidas amplia a produção de cervejas premium no Paraná
Foto: Divulgação

Gigante das bebidas amplia a produção de cervejas premium no Paraná

Nova operação da Ambev no Estado será a maior fábrica de vidros sustentáveis do país; 80% das obras já estão concluídas.

Rafael Nascimento - quinta-feira, 13 de junho de 2024 - 11:50

Uma nova fábrica da Ambev vai ampliar a produção de cervejas premium no Paraná. Instalada em Carambeí, nos Campos Gerais do Estado, a operação da empresa gigante das bebidas será a maior fábrica de vidros sustentáveis do país.

A planta industrial já está com 80% das obras concluídas, e teve o lançamento de sua Pedra Fundamental nesta quinta-feira (13). O governador Ratinho Junior (PSD) participou do evento, além de representantes da companhia e demais autoridades.

A nova fábrica da Ambev no Paraná recebeu R$ 870 milhões em investimentos e busca ampliar a oferta de cervejas premium no portfólio da empresa.

Serão produzidas garrafas de vidro de diferentes formatos e cores, como long necks, 300ml, 600ml e 1L, com foco principal nos rótulos premium, como Spaten, Corona, Stella Artois e Original.

As embalagens serão produzidas a partir da reciclagem de cacos recolhidos, por meio de parcerias com empresas de logística reversa e cooperativas da região.

A unidade tem previsão para começar a operar em 2025, e deve impactar toda a cadeia de produção de bebidas do Estado e a economia local.

“Será uma fábrica inovadora e sustentável, que vai operar desde o início com 100% de energia renovável e produzirá as garrafas a partir da reciclagem de cacos de vidro, com uma operação de logística reversa importante para o meio ambiente. O Paraná, que é um estado extremamente relevante para o nosso negócio, ganhará uma das nossas fábricas mais modernas e tecnológicas, com equipamentos de ponta para produção de garrafas de diversas cores e formatos, um diferencial a longo prazo”, afirma Jean Jereissati, CEO da Ambev.

Desde o início das obras, mais de 1,8 mil postos de trabalho foram gerados, e até a conclusão do projeto esse número deve passar de 2 mil empregos. Quando estiver em funcionamento, mais 170 novos empregos diretos e indiretos devem ser gerados em Carambeí e região.

A produção de garrafas na fábrica de Carambeí vai abastecer principalmente o mercado das regiões Sul e Sudeste do país. Uma garrafa de vidro retornável de 600ml, por exemplo, pode ir e voltar 20 vezes, em média, diminuindo a geração de resíduos no meio ambiente.

Além da nova fábrica paranaense, a Ambev conta com instalações em Ponta Grossa e Curitiba, além de centros de distribuição em diversos municípios e parcerias com o agronegócio de Guarapuava.

Compartilhe