Indústria
Confiança da Indústria do Paraná sobe em agosto, diz CNI
Gelson Bampi

Confiança da Indústria do Paraná sobe em agosto, diz CNI

Alguns fatores contribuíram para o aumento da confiança do empresário; veja quais

Angelo Sfair - terça-feira, 29 de agosto de 2023 - 11:18

Os empresários da Indústria do Paraná estão mais otimistas em agosto, revela a pesquisa mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Fiep.

Em uma escala que vai de zero a 100, o estado somou 44,6 pontos. Embora o patamar ainda esteja na zona do pessimismo, de julho para agosto houve um avanço de 1,5 ponto.

Segundo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), alguns fatores contribuíram para o aumento da confiança do empresário, como a aprovação do novo arcabouço fiscal.

Outras notícias da área econômica e política também contribuíram para a construção do cenário, como o corte da taxa básica de juros e o avanço da Reforma Tributária.

De acordo com a analista Desenvolvimento Econômico da Fiep, Mari Santos, o índice de confiança do empresário industrial está pessimista desde novembro do ano passado.

“Este desfecho da pesquisa aponta que ainda não houve um fato relevante que alterasse a percepção do industrial em relação à economia e aos negócios”, avalia Santos.

O destravamento dessas amarras políticas e econômicas pode, enfim, recolocar a Indústria do Paraná no campo do otimismo após 10 meses consecutivos em baixa.

“A aprovação do arcabouço fiscal, o avanço do debate sobre a Reforma Tributária no Congresso, o controle da inflação e a queda na taxa básica de juros (Selic) são fatores que geram maior confiança ao empresário”, afirma a analista.

O equilíbrio nas contas públicas, aliado a um ambiente saudável e juridicamente seguro, também pode contribuir para a atração de novos investimento externos.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria, mais da metade dos empresários (53%) pretende fazer investimentos ainda em 2023.

Compartilhe