Agronegócio
Atualização de rebanhos alcança 70% das propriedades no Paraná

Atualização de rebanhos alcança 70% das propriedades no Paraná

A exigência é obrigatória a todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda e termina nesta sexta-feira (30).

Rafael Nascimento - quarta-feira, 28 de junho de 2023 - 10:51

A atualização dos rebanhos do Paraná alcançou 72,9% das propriedades do Paraná, de acordo com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná). A exigência é obrigatória a todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda e termina nesta sexta-feira (30).

O relatório parcial de atualização dos rebanhos paranaenses foi extraído na última segunda-feira (26), conforme a Agência.

No núcleo regional de Toledo, 93,9% das propriedades já cumpriram com a obrigação. As regiões de Paranavaí (82,8%) e Umuarama (78,6%) também apresentam números significativos da atualização dos rebanhos.

Por outro lado, Curitiba e região registram o menor percentual de comprovação de cadastro até o momento: apenas 56,01%.

Os produtores rurais que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.

Conforme a Adapar, a GTA é emitida somente após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Atualização dos rebanhos no Paraná: como fazer

Os produtores paranaense podem fazer a atualização de seus rebanhos por meio do site da Adapar ou pelo aplicativo Paraná Agro

Também é possível cumprir a exigência presencialmente, em uma das unidades locais da Adapar, sindicatos rurais ou escritório de atendimento de seu município. 

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

Compartilhe