Agronegócio
Amendoim tem a maior área plantada dos últimos 12 anos no Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Amendoim tem a maior área plantada dos últimos 12 anos no Paraná

Área do produto é a maior dos últimos 12 anos.

Vinicius Cordeiro - quinta-feira, 13 de junho de 2024 - 14:05

O amendoim, ingrediente indispensável na festa junina, está ocupando 2,6 mil hectares no Paraná na safra atual, o que representa a maior área plantada nos últimos 12 anos.

A informação está no Boletim de Conjuntura Agropecuária, divulgado hoje (13) e feito pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 7 a 13 de junho.

Conforme os dados, os produtores paranaenses devem colher 8 mil toneladas de amendoim, o que gira em torno de 1% da produção nacional.

Segundo o Deral, a principal região produtora do amendoim é Paranavaí. O núcleo regional tem participação superior a 77% em área e 81% em produção no Estado.

O analista Edmar Gervásio conta que, até a década de 1970, o amendoim produzido no Brasil tinha como principal finalidade a produção de óleo refinado de cozinha. Com a chegada da soja, um produto muito mais barato, começou a substituição do amendoim pela soja para extração do óleo, que hoje é a referência. 

Com isso, o amendoim começou a se tornar um produto de nicho, mais voltado para a confeitaria e consumo humano em suas mais diversas formas.

A partir de 2014 começou a se observar movimento de aumento de área plantada no Brasil, em média de 11% ao ano. Na safra atual, devem ser plantados no país 248,2 mil hectares, sendo a segunda maior área desde do início da série histórica levantada pela Conab, que começou em 1976.

A produção nacional de amendoim deve totalizar 758 mil toneladas na safra 2023/24. São Paulo é o principal produtor com participação de 80% no total. O segundo maior produtor é o Mato Grosso do Sul, com 81,6 mil toneladas ou 11% do total.      

Compartilhe