Geral
Primeiras vacinas contra a dengue contemplam 30 municípios do Paraná
Arquivo/Geraldo Bubniak/AEN

Primeiras vacinas contra a dengue contemplam 30 municípios do Paraná

Na primeira etapa de vacinação, a expectativa é imunizar pouco mais de 86 mil paranaenses

Angelo Sfair - quinta-feira, 25 de janeiro de 2024 - 14:00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (25) que o primeiro lote da vacina contra a dengue será distribuído para 30 municípios do Paraná.

Com doses escassas, a estratégia do Ministério da Saúde prioriza as regiões mais afetadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

No Paraná, as primeiras unidades da vacina Qdenga contemplam 21 municípios no entorno de Londrina (17ª regional) e nove das proximidades de Foz do Iguaçu (9ª regional).

Segundo o calendário de imunização do Governo Federal, a vacinação contra a dengue no Brasil começa em fevereiro. O público-alvo inicial são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

No Paraná, a expectativa para a primeira fase é imunizar 86.836 pessoas, considerando o esquema vacinal de duas doses com intervalo de aplicação de três meses entre elas.

BOLETIM DA DENGUE

Na última semana, o Paraná incluiu três mortes e 3.911 casos novos de dengue. A informação consta no boletim divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Desde o início do atual ciclo epidemiológico, iniciado no mês de agosto de 2023, o Paraná acumula 16.693 casos confirmados, sendo 14.784 autóctones.

Compartilhe