Geral
Vacinação contra a dengue começa nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu
Arquivo/Gabriel Rosa/AEN

Vacinação contra a dengue começa nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu

A expectativa do município é imunizar quase 8 mil crianças dentro do público-alvo

Angelo Sfair - terça-feira, 27 de fevereiro de 2024 - 19:05

Contemplada com 7,9 mil doses da vacina contra a dengue, o município de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, começa a campanha de vacinação nesta quarta-feira (28), em todas as 29 UBSs.

Embora o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde seja de crianças entre 10 a 14 anos, neste primeiro momento, são priorizadas as crianças mais novas com 10 e 11 anos.

O protocolo definido pelo Governo Federal, em conjunto com as autoridades estaduais, prevê a aplicação de duas doses da vacina com intervalo de 90 dias entre elas.

Em Foz do Iguaçu não é necessário cadastro prévio. Portanto, pais e responsáveis devem levar as crianças dentro da faixa etária a uma das 29 Unidades Básicas de Saúde.

DOSES NO PARANÁ

O Paraná recebeu o primeiro lote da Qdenga, com 35 mil doses, na última quinta-feira (22). Como são escassas, as vacinas foram direcionadas para os locais mais afetados pela dengue.

Inicialmente, no Paraná, foram contemplados os 21 municípios que integram a 17.ª Regional de Saúde (Londrina) e as nove cidades da 9ª Regional de Saúde (Foz do Iguaçu).

Londrina recebeu 13.204 doses da vacina Qdenga. Na cidade, a vacinação é por livre demanda e não é necessário cadastro prévio.

VACINAÇÃO CONTRA A DENGUE EM LONDRINA

No primeiro dia de vacinação contra a dengue em Londrina, no sábado (24), 1.879 crianças de 10 e 11 anos foram imunizadas contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

A campanha começou neste sábado (24). O mutirão convocado pela Secretaria Municipal da Saúde abriu especialmente para a vacinação sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O número de imunizados ficou abaixo da capacidade operacional, mas foi considerado satisfatório pela pasta. Neste semana, as doses serão distribuídas pelas 54 UBSs de Londrina.

“Disponibilizamos uma estrutura para vacinar 5 mil crianças, mas é um número considerável de crianças que já começam a garantir sua proteção contra a dengue”, afirmou o secretário Felippe Machado.

Compartilhe