Geral
Universidade de Londrina recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito
Ri Butov/Pixabay

Universidade de Londrina recruta pacientes com depressão para tratamento gratuito

Pesquisa vai avaliar eficácia de Inteligência Artificial na indicação de tratamento

Mirian Villa - sábado, 27 de abril de 2024 - 08:16

Uma pesquisa internacional recruta pessoas com depressão para tratamento gratuito. No Paraná, o projeto será desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vai acompanhar 150 pacientes da região norte do Estado.

O estudo vai avaliar a eficácia de uma plataforma de Inteligência Artificial (IA) que indica o remédio adequado para cada caso. Esse programa auxilia o médico após uma avaliação clínica detalhada, que considera as preferências e particularidades da pessoa. O médico psiquiatra e professor do curso de medicina da UEL, Marcos Liboni, detalha que a sugestão personalizada diminui a taxa de desistência do tratamento.

“Foi uma ideia desenvolvida para atender uma necessidade muito grande que é a dificuldade das pessoas de aderirem ao tratamento com antidepressivo. Foi desenvolvido um programa que usa algoritmos, que ajudam o clínico a decidir – com base nas preferências do paciente, em termos de evitar alguns tipos de efeitos colaterais – qual seria o tratamento mais preciso para essa pessoa.”

No total, 650 pacientes serão recrutados no Brasil, Inglaterra e Canadá. A expectativa é que a Inteligência Artificial ajude os profissionais da rede de atenção básica à saúde.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão. Especialistas estimam que, em 2030, a doença será a maior causa de sofrimento na população.

Os candidatos devem ter entre 18 e 74 anos, apresentar sintomas da doença e estar ou não em tratamento. Interessados em participar do projeto podem acessar o formulário clicando aqui.

Compartilhe