vestibular, ufpr, universidade federal do paraná, segunda chamada, mudançasArquivo/Leonardo Bettinelli/UFPR

UFPR anuncia mudanças nas chamadas e ampliação de vagas via ENEM

As mudanças têm o objetivo de tornar os processos mais rápidos e eficientes

Os candidatos que pretendem concorrem a vagas nas chamadas complementares do vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná) agora devem enviar os documentos necessários para o registro acadêmico com antecedência.

A mudança foi anunciada nesta quarta-feira (10) e é válida para o Vestibular 2024. Assim, os candidatos que participaram da segunda fase e não forem aprovados na chamada geral devem antecipar o envio dos documentos caso queiram ser incluídos na lista de espera.

Em 2024, a chamada geral está prevista para o dia 17 de janeiro. O objetivo da mudança é tornar o processo mais rápido e eficiente. Primeiro, porque se aplica um filtro para os candidatos que realmente desejam as vagas. Além disso, os documentos já ficam à disposição da UFPR.

Até então, os documentos eram solicitados a cada nova convocação. Dessa forma, o trâmite tornava o processo mais lento e inviabilizava a ocupação de algumas vagas. Nas chamadas tardias, alunos perdiam vários dias de aula porque ainda não estavam com a documentação pronta.

Outra mudança anunciada pela UFPR é a ampliação do Processo Seletivo Simplificado (PSS) a partir da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Com 244 vagas ocupadas, a primeira edição do PSS ENEM ocorreu em janeiro de 2023, em caráter piloto, e foi aprovada.

No Vestibular 2024, a UFPR vai oferecer 916 vagas pelo PSS ENEM. A oferta é distribuído para todos os câmpus: Curitiba (314), Jandaia do Sul (113), Matinhos. O edital com todos os detalhes do processo seletivo será publicado em 18 de janeiro no site do Núcleo de Concursos.