Geral
Terceiro mais antigo do Brasil, Museu Paranaense completa 145 anos neste mês com programação especial

Terceiro mais antigo do Brasil, Museu Paranaense completa 145 anos neste mês com programação especial

O Museu Paranaense completa 145 anos neste mês de setembro, sendo o terceiro museu mais antigo do país. Como forma de co..

Redação - quarta-feira, 22 de setembro de 2021 - 19:47

O Museu Paranaense completa 145 anos neste mês de setembro, sendo o terceiro museu mais antigo do país. Como forma de comemoração, uma programação especial acontece nos últimos dias do mês, com uma proposta de atualizar e valorizar o próprio acervo.

De 20 a 30 de setembro, o público é convidado a conhecer mais de perto a história do Museu Paranaense, seu acervo e pesquisadores históricos, em visitas mediadas à exposição ‘Ephemera/Perpétua’, mostra de longa duração inaugurada em 2019.

Interdisciplinar, ‘Ephemera/Perpétua’ estrutura-se por uma miríade de narrativas relacionadas à pesquisa científica, culturas, tempo e memória. Formada por um conjunto de mais de 180 objetos do acervo do Mupa e de outras coleções, a exposição permite que o brilhantismo de pesquisadores como Frederico Lange de Morretes, Günther Tessmann, Jesus Moure, Per Karl Dusén, Reinhard Maack, Vladimir Kozák e Wanda Hanke se destaque na mesma sintonia contemporânea da arte de Paulo Vivacqua, artista convidado que preparou uma obra especial e exclusiva para a exposição.

As visitas contarão com atividades especiais e serão realizadas com pequenos grupos. Será necessário agendamento prévio para a participação. Confira:

  • 25/09 – mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 10h às 11h30.
  • 25/09 – mediação com jogos, faixa etária livre. Das 14h30 às 16h.
  • 28/09 – mediação com jogos, faixa etária livre. Das 10h às 11h30.
  • 30/09 – mediação com ação educativa, mesas e cadeiras no espaço coberto. Crianças de até 12 anos acompanhadas por adultos. Das 14h às 15h30.

A quantidade máxima de participantes é de 12 pessoas.

Durante 145 anos, o Museu Paranaense passou por transformações: de instituição privada para pública; formado por áreas como geologia, mineralogia, botânica e paleontologia, e sete mudanças de sede. Atualmente, são aproximados 800 mil itens que fazem parte do acervo.

O Museu Paranaense fica localizado na rua Kellers, 289 – São Francisco.

Compartilhe