Geral
Surto de Hepatite A: Curitiba ultrapassa 300 casos da doença
Foto: Reprodução/Opas

Surto de Hepatite A: Curitiba ultrapassa 300 casos da doença

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por práticas sexuais desprotegidas, e é registrada especialmente entre jovens.

Rafael Nascimento - terça-feira, 11 de junho de 2024 - 09:05

Curitiba confirmou 37 novos casos de Hepatite A. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira (10). Com as novas confirmações, a cidade ultrapassou a marca de 300 infecções pela doença.

A cidade está em surto de Hepatite A, com 310 infecções confirmadas e cinco mortes no ano. Como comparativo, a série histórica da Hepatite A em Curitiba registrou 134 infecções pelo vírus A nos últimos 11 anos, de 2012 a 2023.

A investigação do Centro de Epidemiologia da SMS identificou que a transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por práticas sexuais desprotegidas, cuja contaminação ocorre pelo contato de fezes com a boca.

Conforma a Secretaria, a maioria dos casos foram registrados em homens jovens, entre 20 e 39 anos: são 228 casos masculinos (73,5%) e 82 femininos (26,5%).

“O jovem tem a tendência de minimizar sintomas e se automedicar. No caso da infecção pela hepatite A, isso pode prejudicar o fígado, que já está fragilizado pela doença, e pode ser determinante no agravamento da situação de saúde da pessoa”, afirma o médico Alcides de Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba.

Por atingir adultos, os casos têm sido mais graves, sendo que 187 pessoas precisaram de internação hospitalar (60%) e 11 deles de cuidados intensivos em UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

Compartilhe