Geral
Curitiba recebe seminário sobre inclusão e cidadania para pessoas com deficiência
Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Curitiba recebe seminário sobre inclusão e cidadania para pessoas com deficiência

O evento é promovido pela Escola Nilza Tartuce, referência em Educação Especial no Paraná, e acontece no MON; veja como participar.

Rafael Nascimento - terça-feira, 11 de junho de 2024 - 10:32

Curitiba recebe neste sábado (15) um seminário sobre inclusão, respeito e cidadania para pessoas com deficiência (PcD). O evento é promovido pela Escola Nilza Tartuce, chancelada pela UNESCO e referência em Educação Especial no Paraná.

O seminário celebra os 60 anos de atendimento à comunidade da instituição filantrópica curitibana, entre crianças e adolescentes com deficiência intelectual e Autismo, nas áreas de Assistência Social, Educação Especializada e Saúde.

Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site da Escola Nilza Tartuce. Toda a renda será transformada em doação para a instituição.

O evento ocorre no MON (Museu Oscar Niemeyer), das 8h30 às 17h30, e será totalmente inclusivo, com intérpretes de libras.

Foto: Divulgação

Seminário “Educação para Todos: 60 Anos Compartilhando Práticas Inclusivas e Inovadoras”: programação e como participar

A programação ocorre neste sábado (15) no MON – Museu Oscar Niemeyer -, e vai reunir referências e profissionais da equipe multiprofissional da instituição, alunos e autoridades. O objetivo é ampliar a divulgação da potencialidade da PcD em um maior número de pessoas, através de práticas inclusivas e inovadoras.

Entre os temas abordados no seminário estão a educação e atendimentos especializados na área da saúde, empatia e respeito à diversidade, a importância do cuidado com os profissionais, além da participação da família e práticas integrativas.

O II seminário promovido pela Escola Nilza Tartuce também vai contar com a participação do professor e palestrante Guto Zafalon, membro da Associação Mundial de Lazer e Recreação, do instrumentista Dudu do Cavaco, primeiro músico com Síndrome de Down do país, e seu irmão, Leo Gontijo, idealizador do Instituto Mano Down. Fábio Cordeiro, líder e escritor autista, também participa do evento.

Escola Nilza Tartuce: referência em Educação Especial no Paraná

A Escola Nilza Tartuce completa 60 anos de fundação em 2024, e é mantida pelo Centro de Orientação e Controle de Excepcionais de Curitiba – COCEC. A instituição filantrópica conta com duas sedes físicas em Curitiba, no Centro Cívico e Campo Comprido.

São atendidos alunos com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtorno do espectro autista (TEA), com foco na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os estudantes são de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana, como Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Quatro Barras e Piraquara.

Foto: Reprodução/Facebook Escola Nilza Tartuce

Além do atendimento educacional especializado, a Escola Nilza Tartuce conta com uma equipe multidisciplinar que atua no atendimento terapêutico nas áreas da psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, musicoterapia, fonoaudiologia e assistência social.

Até este ano, a instituição impactou diretamente mais de 10.560 famílias com atendimentos sociais, pedagógicos e terapêuticos. Para mais informações, acesse: www.escolaespecialnilzatartuce.org.br.

Compartilhe