Cuidar de Você
Saúde do homem: hábitos saudáveis ao longo da vida para prevenir doenças
Foto: Reprodução

Saúde do homem: hábitos saudáveis ao longo da vida para prevenir doenças

Urologista fala sobre ações preventivas, importância do autocuidado e dá dicas práticas para envelhecer com mais saúde e qualidade de vida

Unimed Curitiba – Conteúdo de Marca - quinta-feira, 15 de dezembro de 2022 - 15:32

Para ter mais qualidade de vida e prevenir doenças ao envelhecer, é preciso adotar ações preventivas e hábitos saudáveis ao longo da vida. No caso dos homens, o olhar para o autocuidado é ainda mais necessário. Uma pesquisa recente de Curitiba mostra que a cada cinco atendimentos médicos, apenas um é de homens. Para falar da importância dos cuidados em cada fase da vida e incentivar o foco integral na saúde, nesse artigo trazemos perguntas comuns sobre saúde do homem e as respostas de um especialista no tema, o médico cooperado da Unimed Curitiba especialista em urologia, André Matos de Oliveira.

As doenças que mais atingem os homens são diferentes das complicações observadas em mulheres?

“Na verdade, não. Elas acabam sendo bem parecidas. As mais comuns são pressão alta, diabetes e obesidade, tanto para homens quanto para mulheres. A particularidade masculina principal é o câncer de próstata.” 

Por que é importante o acompanhamento médico contínuo?

“Principalmente para realizar e acompanhar os exames preventivos, ver se está tudo bem com o corpo. Uma analogia prática que podemos fazer é com veículos. Anualmente levamos nosso carro para a oficina para uma revisão geral, mesmo que não percebamos algo alterado, mas fazemos isso para atuar preventivamente e cuidar do que for necessário. Com a nossa saúde deve ser da mesma forma.”

Quais são as doenças mais comuns ao longo das fases da vida e como se cuidar?

“Para homens jovens de até 40 anos, as complicações mais aparentes são as infecções sexualmente ativas e o câncer no testículo. Uma dica valiosa para essa etapa é se atentar às vacinas da idade. Após os 40, o cuidado deve também ser voltado para a pressão arterial, controle do açúcar no sangue, exames gerais de saúde e até mesmo a próstata.”

Somente o câncer pode afetar a próstata?

“Não. Antes de falarmos das duas situações mais comuns, precisamos entender o que é a próstata. Ela nada mais é do que uma glândula que o corpo do homem possui e seu tamanho é muito pequeno, pesando em torno de 20 g. A próstata faz parte do aparelho reprodutor e ajuda a produzir o líquido que os homens ejaculam. Sabendo disso, por ser uma glândula, a próstata também envelhece conforme os anos da vida do homem passam e isso pode trazer duas situações: o crescimento benigno da mesma, que pode atrapalhar a parte urinária uma vez que o canal da urina passa no meio da próstata; e, então, o câncer de próstata, que é a existência de nódulos e é a doença que mais assusta os homens.”

Com quantos anos devo começar a realizar os exames preventivos para câncer de próstata?

“Considerando que a média de idade dos homens que apresentam esse tipo de câncer é 66 anos, a recomendação é começar a cuidar bem antes disso. No Brasil, homens a partir dos 50 anos de idade são convidados a frequentarem um urologista ou o geriatra para discutir a realização dos exames preventivos, que são o de sangue, com sigla PSA, e de toque. Além disso, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens negros e aqueles com histórico forte de câncer na família iniciem esse acompanhamento ainda antes, a partir dos 45 anos de idade.”

É necessário fazer os dois exames para detectar o câncer?

“Depende. Os dois exames se somam, embora saibamos que o PSA tem maior acurácia, ou seja, ele é capaz de detectar mais ocorrências do câncer de próstata. Contudo, o de toque continua sendo muito importante, porque alguns caroços e anormalidades podem não ser detectados no exame de sangue, somente no toque.”

Quais são os sintomas de alerta para o câncer e o crescimento benigno da próstata?

“Em fases iniciais do câncer, os homens não sentem nada – por isso a importância da realização do exame anual, para detectar precocemente e iniciar o tratamento adequado assim que possível. Já o crescimento benigno da próstata pode trazer alguns desconfortos na parte urinária, como um jato mais fraco ou mais lento, ou maior ocorrência de idas ao banheiro. Mas vale ressaltar que nem todo sintoma urinário trata-se desse crescimento da próstata. Ele também pode indiciar diabetes, problemas no coração ou até mesmo ter relação com a saúde mental – ansiedade, estresse e insônia.” 

Nesses sentidos, a saúde mental traz impactos para a saúde?

“Com certeza. O corpo é um só, ou seja, a saúde física e a mental andam juntas. Um estudo de Harvard acompanhou mil homens ao longo de 75 anos para compreender quais fatores fazem as pessoas envelhecerem mais saudáveis. Foi concluído que um dos pontos-chave para a manutenção da qualidade de vida são os relacionamentos humanos. As pessoas com amigos, com relações sociais ativas são pessoas que envelhecem mais felizes. Se relacionar, participar de grupos e fazer atividades que afastam o estresse e a ansiedade são fundamentais para cuidar da saúde como um todo.”

Além dos relacionamentos e o acompanhamento médico, quais cuidados os homens podem adotar ao longo da vida?

“Se exercitar frequentemente, se alimentar de forma saudável e ter um sono de qualidade. Para a prática de atividade física, a dica é pensar que ela é um compromisso para não chegarmos no fim do dia cansados e não nos exercitarmos por isso. É preciso colocar na agenda e fazer, com tempo ou sem. Para a alimentação, controlar o consumo de sal, açúcar e gorduras. Já para o sono, que é reparador, as recomendações são evitar consumir cafeína e bebidas alcoólicas no período da noite, ficar longe do celular e desligar a televisão pelo menos 30 minutos antes de deitar-se.”

Qual é a sua dica final para os homens?

“Valorize a sua vida. Ela não é apenas sua, ela envolve toda a sua família. Por isso, cuide da saúde física e mental para que você possa produzir bem, trabalhar bem e cuidar daqueles que você ama e se importa.”

Assista ao episódio completo do Diálogo Saudável

Quer saber mais sobre saúde do homem? Acesse o Facebook da Unimed Curitiba e assista ao vídeo que divulgamos sobre o tema, contando com a participação do especialista. 

Compartilhe