Geral
40 municípios do Paraná não têm casos confirmados de dengue
Foto:Agência Senado/Prefeitura de São Paulo

40 municípios do Paraná não têm casos confirmados de dengue

Segundo Sesa, muitos estão em regiões não endêmicas

paranaportal - sexta-feira, 8 de março de 2024 - 14:00

10% dos municípios do Paraná não tiveram casos confirmados de dengue até agora neste ano epidemiológico, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O ano epidemiológico 2023/2024 começou em 30 de julho. À reportagem, a Sesa explicou a maior parte dos 40 municípios sem casos estão em regiões não endêmicas em que a transmissão da doença não é favorecida e pode haver maior controle.

“Pelo que a gente fez até agora, não encontramos larvas ou focos da dengue. Isso é reflexo do trabalho da equipe e do comportamento dos moradores. Ser um município pequeno ajuda nesse tipo de controle”, afirma o técnico da Vigilância Epidemiológica de Campo do Tenente, Everton Fernando Correia.

Em Adrianópolis, também não há casos confirmados. O enfermeiro responsável pela Vigilância na cidade, Jackson Félix Filipak, explica que há presença de mosquitos da dengue, mas nenhum infectado.

“A gente tem bastante mosquito, até por conta do clima, que é propício. Sempre mantemos todos em alerta, mas também espalhamos armadilhas por todo o município para capturar as fêmeas do mosquito. Estamos sempre em alerta”, afirma.

Para evitar que o cenário mude, ações de conscientização e fiscalização são afeitas. Além disso, as atividades se estendem às escolas do município. A Sesa ressalta que, apesar da ausência de casos, quase todos os 40 municípios tiveram notificações da doença. Apenas duas cidades do Paraná não tiveram esse tipo de registro: Campo do Tenente e Paula Freitas, ambas no sul do estado.

“Medidas fáceis de controle não existes, o mosquito está no meio. As pessoas precisam acabar com os reservatórios do mosquito, como calhas, árvores como bromélias e bambus”, afirma a infectologista Toledo, professora do curso de Medicina da Universidade Positivo.

Os esforços, contudo, precisam ser mantidos e intensificados, com limpezas pelo menos semanais destes espaços. Desde o começo do ano epidemiológico, o Paraná já somou quase 74 mil casos de dengue e 37 mortes em decorrência da doença. Em 319 municípios, foram identificados os chamados casos autóctones, contraídos no próprio, o que significa que há circulação do vírus.

Confira a lista de cidades:

  1. Adrianópolis
  2. Agudos do Sul
  3. Balsa Nova
  4. Campo do Tenente
  5. Cerro Azul
  6. Doutor Ulysses
  7. Piên
  8. Quitandinha
  9. Tijucas do Sul
  10. São João do Triunfo
  11. Rio Azul
  12. Teixeira Soares
  13. Boa Ventura de São Roque
  14. Laranjal
  15. Turvo
  16. Virmond
  17. Bituruna
  18. Paula Freitas
  19. Paulo Frontin
  20. Bom Sucesso do Sul
  21. Cel Domingo Soares
  22. Honório Serpa
  23. Mariópolis
  24. Sulina
  25. Braganey
  26. Diamante do Sul
  27. Iguatu
  28. Jesuítas
  29. Cidade Gaúcha
  30. Nossa Sra das Graças
  31. Santo Antônio do Paraíso
  32. Conselheiro Mairinck
  33. Japira
  34. Pinhalão
  35. Santana do Itararé
  36. Diamante d’Oeste
  37. São José das Palmeiras
  38. Ortigueira
  39. Ventania
  40. Mato Rico

Informações: Bárbara Hammes para a BandNews FM

Compartilhe