Rio Iguaçu União da VitóriaGeraldo Bubniak

Rio Iguaçu sobe quase um metro no final de semana em União da Vitória

Mesmo sem chuva na região, o nível do rio permanece subindo.

O Rio Iguaçu, que corta a cidade de União da Vitória, no Sul do Estado, voltou a subir e ultrapassou novamente os oito metros. Mesmo sem chuva na região, o nível do rio subiu quase um metro no último final de semana, segundo o monitoramento hidrológico realizado pela Copel.

A régua de leitura da companhia indica que o nível estava em 8,12 m às 7h desta segunda-feira (6). Em termos de comparação, o mesmo ponto do Rio Iguaçu registrava 7,18 m na última sexta-feira (3) – ou seja, quase um metro a menos.

O nível do Rio Iguaçu voltou a subir mesmo sem chover em União da Vitória, por conta das chuvas fortes que caíram na região Leste do Paraná na última semana, especialmente em Curitiba e região.

Como resultado, áreas da cidade voltaram a ficar totalmente alagadas e trazer novos transtornos aos moradores.

O monitoramento hidrológico da Copel indica, ainda, que o Rio Iguaçu pode alcançar os 8,20 m entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã. Após se estabilizar, o nível tende a cair na manhã de terça-feira (7).

Fonte: Copel

Mais de oito mil pessoas seguem fora de casa em União da Vitória, aponta Defesa Civil

De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, atualizado na manhã desta segunda-feira (6), 35 mil moradores de União da Vitória foram atingidos pelos fortes temporais que atingiram o Paraná desde o início de outubro. Destes, quase 8,5 mil pessoas permanecem sem poder voltar para suas casas, e são assistidas em abrigos públicos ou em casas de familiares.

Os dados apontam que o município foi o mais castigado pelas fortes chuvas, com mais de quatro mil casas danificadas.

No Estado, o número de paranaenses afetados pela chuva chega a 215 mil. Ainda conforme a Defesa Civil Estadual, 173 dos 399 municípios do Estado registraram estragos.