vacina covid calendário criança paranáJonathan Campos/AEN

Públicos prioritários terão reforço da vacina da Covid-19 em 2024, em Curitiba

Veja a nova estratégia estipulada pelo Ministério da Saúde

A partir desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba está oferecendo, em 104 pontos, a vacina da Covid-19. Segundo a nova diretriz, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas e imunocomprometidos terão direito a uma dose semestral de reforço.

Conforme a nova estratégia estipulada pelo Ministério da Saúde para 2024, a dose da vacina da Covid-19 passa a ser anual para trabalhadores da saúde; pessoas em situação de rua; moradores e funcionários de instituições de longa permanência e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente que tenham cinco anos ou mais.

Para receber a dose de reforço, segundo a nova nota técnica do MS, além de se encaixar em um dos grupos prioritários, será preciso observar o intervalo de seis meses desde a aplicação da última dose da vacina anticovid.

A dose anual, porém, não estará condicionada à existência de esquema prévio de vacinação do paciente. De acordo com o determinado pelo Ministério da Saúde, ainda, o reforço será feito com a vacina que estiver disponível no momento para a aplicação, respeitando o recomendado da bula do imunizante.

Os endereços e horários de funcionamento dos pontos que oferecem a vacina da Covid-19 podem ser conferidos no site Imuniza Já Curitiba. Veja a lista completa abaixo de quem pode receber a imunização.