Geral
Cidades do Litoral recebem projeto que estimula a leitura
Foto: Stay Flow

Cidades do Litoral recebem projeto que estimula a leitura

A iniciativa conta com contações de histórias, rodas de leituras e oficinas; veja a programação.

Rafael Nascimento - sábado, 28 de outubro de 2023 - 11:50

As cidades de Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, vão receber um projeto cultural que busca estimular a leitura. As atividades do Leituras no Litoral são gratuitas e voltadas à moradores e veranistas.

A iniciativa conta com contações de histórias, rodas de leituras, oficinas de contação de histórias, apresentações de espetáculo narrativo e intervenções literárias, e vai acontecer entre os dias 4 de novembro e 12 de dezembro, em diferentes pontos das cidades.

A diversidade de formatos narrativos e estilísticos busca contribuir com a formação de cidadãos mais leitores, tanto na comunidade litorânea quanto aos veranistas.

“Com essas ações, pretendemos estimular a leitura da literatura, apresentando-a em diferentes formatos narrativos e estilísticos. Assim, desejamos contribuir com a formação de cidadãos mais leitores e suprir uma lacuna existente em algumas cidades do litoral paranaense no que tange à oferta de diferentes produtos culturais tanto para a comunidade litorânea, quanto aos visitantes”, explica o produtor cultural e contador de histórias, Rafael Di Lari.

Arte: Manu Assini

Oficinas de contação de histórias 

Entre as atrações confirmadas estão as oficinas de contação de histórias “No caminho das histórias“. Ministrada pela atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura Cléo Cavalcantty, as oficinas são destinadas a professoras, educadores, pedagogas, idosos, artistas e demais interessados no tema. Os encontros têm carga horária individual de seis horas.

A ação acontece no dia 4 de novembro, das 9h às 16h, na Casa da Cultura Prof. Délcio Ramos – Rua Albano Müller, 111, no Calçadão Central, em Matinhos]. As inscrições gratuitas já estão abertas e podem ser feitas online.

A atividade também acontece no dia 11 de novembro, das 9h às 16h, na Casa da Cultura de Pontal do Paraná – Avenida Tom Jobim, 902, no Balneário Primavera. Clique aqui para se inscrever.

“Toda história é única, embora já tenha sido contada de diversas formas de geração em geração até chegar aos nossos ouvidos. Do mesmo modo, podemos dizer que cada narrador de histórias também é único. Ninguém conta ou escreve uma história da mesma forma. Cada um de nós é composto por uma vasta trilha de histórias e memórias. Entender esse processo, suas referências, sua herança afetiva e cultural faz com que se tenha propriedade tanto no narrar, quanto na escrita”, explica Cléo Cavalcantty.

Mais informações, datas e horários das apresentações podem ser conferidos no site do projeto e no Instagram.

  • Veja também:

Compartilhe