Geral
Presidente dos Amigos do HC recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba
Ezequiel Prestes

Presidente dos Amigos do HC recebe título de Cidadão Honorário de Curitiba

Domingos Murta é natural de Virgem da Lapa, em Minas Gerais

Mirian Villa - sexta-feira, 14 de junho de 2024 - 12:38

Nesta quinta-feira (13), em sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores, o presidente dos Amigos do HC (Hospital de Clínicas do Paraná), Domingos Murta, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.

Natural de Virgem da Lapa (MG), Murta fez carreira no setor bancário, tendo sido Superintendente do Banco Central para os Estados do Paraná e Santa Catarina, presidente do BANESTADO, da Paraná Investimentos e diretor financeiro do BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Atualmente, Domingos concilia a presidência da Associação dos Amigos do HC com a função de vice-presidente da ACP (Associação Comercial do Paraná). Durante o discurso de posse como novo cidadão curitibano, ele relembrou suas origens humildes e a busca por novas possibilidades em um grande centro, como Curitiba, para onde veio em busca de estudo e conhecimento.

“Minha história começa em Virgem da Lapa, onde nasci, e ao perder meu pai aos 13 anos tive que sair em busca de novas oportunidades ao lado de minha mãe, professora primária, viúva com quatro filhos”, contou.

A cidadania honorária foi uma proposta do vereador Sabino Piccolo, que estava na mesa diretora da Câmara Municipal durante a homenagem. Também compuseram a mesa o primeiro vice-presidente da Câmara, Tito Zeglin, que presidiu a sessão solene, os ex-governadores do Estado do Paraná Mário Pereira e Orlando Pessuti; Antônio Gilberto Deggerone, presidente da Associação Comercial do Paraná; Antônio Caron, presidente do CIEE, Centro de Integração Empresa Escola; Marcos Domakoski, presidente do Movimento Pro-Paraná, além do prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timó da Silva.

A ex-governadora Cida Borghetti, patronesse da Associação dos Amigos do HC e o senador Oriovisto Guimarães também prestigiaram a solenidade.

Compartilhe