Geral
Plataforma auxilia médicos na prescrição de tratamento do câncer
Reprodução/Pixabay

Plataforma auxilia médicos na prescrição de tratamento do câncer

Grupo uniu a ciência de dados e experiência clínica na ‘Ambulis’

Mirian Villa - sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 - 08:22

Uma estudante curitibana ajudou na criação de uma plataforma que auxilia médicos na prescrição e estudo de tratamentos para o câncer. Para alcançar esse resultado, Maria Vitória Sypnievski e outros sete jovens uniram a ciência de dados e a experiência clínica.

A versão beta da plataforma ‘Ambulis’ foi utilizada em sete estados brasileiros e lançada oficialmente nesta semana. Maria, que foi uma das responsáveis pela filtragem de dados, explica que o principal objetivo do sistema é colocar o Brasil na vanguarda da tecnologia oncológica.

“Nosso maior diferencial é que unimos diversas imunoterapias em uma só plataforma através dos mAbs, que são proteínas produzidas em laboratório, que são uma terapia direcionada, que são projetadas para agir especialmente nas células cancerígenas e minimizar os danos nas células saudáveis”, detalha a jovem.

Victor Dubeux, fundador e CEO da ‘Ambulis’, detalha que muitos médicos não utilizam anticorpos monoclonais como tratamento devido à falta de informação de qualidade. Um problema que a plataforma quer resolver.

“A ideia é simplificar o processo de pesquisa do médico, para que terapias mais avançadas possam ser mais utilizadas no ambiente clínico. A gente percebeu que é muito difícil encontrar informação de qualidade sobre esses medicamentos, então a gente quer diminuir essa barreira de dificuldade, melhorando a qualidade do tratamento do paciente”, argumenta Dubeux.

Essa análise de artigos e ensaios clínicos é feita manualmente pela curitibana. Maria Vitória descreve como é o processo. “A gente analisa esses estudos e filtra essas informações sobre a vida do paciente, e então processamos esses dados dos artigos e ensaios clínicos na nossa base de dados, fazendo o pareamento de diferentes imunoterapias para diferentes tipos de câncer.”

Conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2025, no Brasil, serão 2.175.000 novos diagnósticos. Por meio da plataforma, médicos oncologistas podem ter acesso à possibilidade de um tratamento mais assertivo de forma gratuita.

“A gente tem como sonho mudar a forma como o Brasil lida com oncologia e trazer essa inovação que está disponível, que a Anvisa regula e aprova e o SUS oferece, mas que não chega até o paciente por essa barreira informacional. E é essa barreira que queremos vencer através da tecnologia digital”, finaliza.

Mais informações da plataforma você encontra pelo site https://www.ambulis.com.br/ ou pelo Instagram: @ambulis.br.

Compartilhe