Geral
Pintura+Docência abre semana de aniversário de Alfredo Andersen

Pintura+Docência abre semana de aniversário de Alfredo Andersen

Abre neste sábado, no Museu Alfredo Andersen, a exposição Pintura+Docência que conta com obras de 10 renomados artistas plásticos paranaenses.

Pedro Ribeiro - sexta-feira, 4 de novembro de 2022 - 14:11

A exposição, que será aberta neste sábado no Museu Casa Alfredo Andersen, terá obras de 10 destacados artistas plásticos paranaenses

O Museu Casa Alfredo Andersen abre suas portas neste sábado, 05, para uma inédita exposição de renomados artistas plásticos do Paraná: Pintura+Docência. Obras como do próprio Alfredo Andersen, “pai da pintura paranaense”, Dulce Osinski, Fernando Calderari, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Ricardo Carneiro, João Osório Brzezinski, Ronald Simon, Rossana Guimarães e Teca Sandrini, estarão iluminando a Casa que é sinônimo da cultura paranaense e proporcionando uma visão oxigenada ao público visitante.

Não se fala em exposições no Museu Casa Alfredo Andersen sem, também, destacar a felicidade do Paraná em ter acolhido um artista plástico de renome internacional. A principal e mais importante obra do artista plástico nórdico, o “Porto de Cabelo, uma paisagem com personagens representativas da vida cotidiana dos brasileiros do litoral paraibano foi pintado em 1892, em um pano de vela do navio em que viajava, vindo na Noruega e ancorado em Cabedelo.

PINTURA+DOCÊNCIA

A exposição “Pintura+Docência” que será aberta neste sábado às 10h30 min dá início às comemorações da Semana Andersen 2022, período que celebra o aniversário de nascimento do artista Alfredo Andersen.

Pintura+Docência” é resultado de uma soma de narrativas, que se dão da figuração à abstração, das técnicas empregadas ao hibridismo da pintura na arte contemporânea, do museu à universidade e, principalmente, da pintura à docência, observa o curador Marcelo Conrado, artista visual e professor acadêmico da Universidade Federal do Paraná. 

Para além da expressão ou da espontaneidade, a pintura é um ofício que solicita disciplina, rigor e paciência”, diz Conrado sobre a importância do repasse de métodos, saberes e técnicas que envolve a docência.

Essa exposição ressalta a ambivalência de pintoras e pintores que, além da produção artística, também fizeram da docência sua profissão. A exposição reúne artistas que colocam a pintura no grau da hereditariedade, contribuindo na formação de gerações de artistas pintores.

Pensando na relação da exposição com o Museu Alfredo Andersen, o diretor Luiz Vidal diz: “Nada é mais significativo para o nosso espaço, visto que Andersen é o ‘professor dos professores’ e carrega no nome a herança cultural paranaense na pintura”.

Pensando na experiência educativa por meio da exposição Pintura+Docência, o Museu Casa Alfredo Andersen promove a visita mediada com o tema ”Andersen Artista Educador”, que pode ser direcionada a diferentes instituições. (Com assessoria).

Informações e agendamentos,  telefone (41) 3222-8262.

SERVIÇO

Museu Casa Alfredo Andersen

Endereço: R. Mateus Leme, 336 Centro – Curitiba

Terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Entrada gratuita

Telefone: (41) 3222-8262 

 

 

 

 

 

Compartilhe