Geral
PF mira esquema criminoso de tráfico de drogas e armas no Paraná
Foto: Divulgação/PF

PF mira esquema criminoso de tráfico de drogas e armas no Paraná

Duas quadrilhas especializadas são alvos de uma operação nesta quinta-feira (7).

Rafael Nascimento - quinta-feira, 7 de dezembro de 2023 - 08:37

A PF (Polícia Federal) mira um esquema criminoso de tráfico internacional de drogas e armas em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Duas quadrilhas especializadas são alvos de uma operação na manhã desta quinta-feira (7), na fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Mais de cem policiais federais participam dos trabalhos, para o cumprimento de 35 mandados de busca e outros 13 de prisão preventiva. As ordens judiciais são cumpridas nas cidades paranaenses de Foz do Iguaçu, Cascavel e Santo Ângelo, além de Descalvado/SP, Porto Ferreira/SP, Alfenas/MGe Vitória das Missões/RS.

A investigação foi iniciada a partir de apreensões de grandes cargas de drogas e de prisões em flagrante realizadas. As drogas, principalmente maconha, mas também crack e cocaína, entravam no país via Paraguai. Segundo a PF, 20 toneladas de maconha e 200 kg de crack foram apreendidos decorrer das apurações.

As duas quadrilhas eram estabelecidas em Foz do Iguaçu e destinavam as drogas e armas para outros estados do país.

A PF apurou aos menos 17 ocorrências de tráfico internacional de drogas vindas do Paraguai. Em parte dessas situações, a polícia prendeu em flagrante 15 pessoas.

“Um dos grupos controlava quatro empresas com notável atuação comercial e industrial em Foz do Iguaçu, havendo indícios de que eram utilizadas para a prática de lavagem de dinheiro, bem como para a movimentação de valores recebidos pelas drogas traficadas”, completa a PF.

Além da prisão dos principais investigados, a Justiça determinou o sequestro de valores, veículos e imóveis dos investigados e de empresas em nome deles, que teriam sido obtidos com o dinheiro dos crimes.

Compartilhe