Geral
Pequeno Cotolengo oferta atendimentos para pessoas com autismo
Foto: Divulgação/Pequeno Cotolengo

Pequeno Cotolengo oferta atendimentos para pessoas com autismo

Os atendimentos aos pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) são gratuitos, via SUS curitibano.

Rafael Nascimento - domingo, 14 de abril de 2024 - 15:31

O Pequeno Cotolengo, complexo de saúde multidisciplinar localizado em Curitiba, oferta atendimento especializado para pessoas com autismo. Os atendimentos aos pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) são gratuitos, via SUS curitibano.

De acordo com a instituição, cinco especialidades no tratamento do TEA serão ofertadas nesse primeiro momento: fisioterapia, equoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

O serviço multidisciplinar é ofertado no Centro de Reabilitação Padre Pedro Bortolini, que fica na Unidade Hospitalar São Luís Orione. O local dispõe de consultórios com equipe especializada e uma sala multissensorial.

Todo atendimento para pessoas com autismo é 100% gratuito, via Sistema Único de Saúde (SUS) Curitibano. A medida ocorre por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e doações da comunidade.

Para as consultas é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que fará o encaminhamento ao Pequeno Cotolengo.

Expansão dos atendimentos no Pequeno Cotolengo

Com a inauguração da Unidade Hospitalar São Luís Orione, no ano passado, foi possível expandir os serviços ofertados à população pelo Pequeno Cotolengo. Só para autismo serão 360 atendimentos mensais entre fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.

Além disso, a instituição também oferta 1.400 atendimentos mensais de fisioterapia para o público geral.

“Anualmente, serão 4.320 atendimentos entre fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional e 16.800 atendimentos de fisioterapia (sendo 15.600 de fisio e 1.200 de equoterapia). A expansão faz parte da visão estratégica da Organização, de solidificar-se como Complexo de Saúde, sendo referência no atendimento humanizado e gratuito, promovendo acolhimento, saúde e educação”, afirma o diretor-executivo do Pequeno Cotolengo, Diogo Azevedo.

Anualmente, o Pequeno Cotolengo realiza mais de 400 mil atendimentos multidisciplinares, entre 26 especialidades médicas e modalidades terapêuticas para usuários do SUS de Curitiba.

Compartilhe