Geral
Paranaenses são contra decisão que paralisou obras da Ponte de Guaratuba
(Foto: DER)

Paranaenses são contra decisão que paralisou obras da Ponte de Guaratuba

A pesquisa foi encomendada pela Associação dos Jornais e Portais do Paraná

Lorena Pelanda - terça-feira, 10 de outubro de 2023 - 10:23

88% dos paranaenses são contra a decisão da Justiça que paralisou as obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, de acordo com um levantamento feito pelo IRG Pesquisa.

A licença prévia da obra foi suspensa após uma decisão da 11ª Vara Federal de Curitiba, que atende a parte dos pedidos feitos pelo Ministério Público Federal, em ação civil pública. No despacho, a licença fica suspensa até que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade aprove o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental.

A pesquisa foi encomendada pela Associação dos Jornais e Portais do Paraná (ADI-PR) e questionou paranaenses por telefone entre os dias 4 a 7 de outubro, poucos dias após a suspensão do procedimento de construção da estrutura. Foram ouvidas 1.860 pessoas, sendo que 1.628 são contra a suspensão. O Departamento de Estradas de Rodagem afirma, por meio de nota, que a Ponte tem a licença ambiental prévia, que foi emitida pelo Instituo Água e Terra.

Os trabalhos começaram em junho deste ano, com perfurações subaquáticas na baía de Guaratuba.

O Consórcio Nova Ponte tem prazo total de 32 meses para a conclusão da obra. O projeto, com um quilômetro e duzentos metros de extensão, tem previsão de entrega para outubro de 2025.

Compartilhe