Geral
Orquestra Sinfônica do Paraná e Balé Teatro Guaíra apresentam “Romeu e Julieta”

Orquestra Sinfônica do Paraná e Balé Teatro Guaíra apresentam “Romeu e Julieta”

Serão quatro apresentações em dois finais de semana. Estreia é nesta sexta (28) com ingressos a partir de R$ 10

Redação - quarta-feira, 26 de abril de 2023 - 17:22

Um clássico da literatura estará no palco do Teatro Guaíra a partir desta sexta-feira (28). O espetáculo “Romeu e Julieta” será encenado pelo Balé Guaíra, junto da Orquestra Sinfônica do Paraná. Serão quatro apresentações: 28 e 29 de abril (sexta e sábado) e 2 de maio (terça-feira), às 20h30; e 30 de abril (domingo), às 18 horas.

(Maringas Maciel/Teatro Guaíra)

“É imperdível. A interpretação maravilhosa dos bailarinos com a música da Orquestra forma um dos espetáculos mais bonitos do repertório do Teatro Guaíra”, define Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Esta não é a primeira vez que o Balé e a Orquestra apresentam a montagem juntos. Mas a versão deste ano foi repaginada em relação ao espetáculo de 2008, com adaptação do cenário, por exemplo. “Naquela época, foram meses de pesquisa no processo de criação. Juntar uma estrutura gigantesca e uma história tão sensível foi um desafio e uma realização. E essa composição da cenotécnica, da iluminação, do figurino maravilhoso com o enredo dá um resultado brilhante”, atesta Cavalheiro, que foi o cenógrafo da primeira montagem.

ROMEU E JULIETA

(Maringas Maciel/Teatro Guaíra)

No palco, a coreografia encena o drama dos dois jovens apaixonados da obra de William Shakespeare separados pela rivalidade de suas famílias e pelo destino. “A nossa versão traz um diferencial, que são as parcas do destino, que vão tecendo a trama”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, que também é responsável pela coreografia e atuou como coreógrafo convidado em 2008.

Ele defende que história escrita na década de 1590 é atemporal e que a tragédia pode motivar sentimentos de compaixão e medo. “Pena por perceber quão fácil é cometer um pequeno deslize que leva a um verdadeiro desastre. E, depois de um pouco de reflexão, uma certa dose de medo por perceber o quanto nossa vida é vulnerável e o quanto poderíamos agir de uma forma semelhante se o destino resolvesse nos testar”, explica.

“Em um mundo em que cada um é apontado como responsável pelo seu fracasso ou sucesso, a tragédia talvez nos ensine a não julgar tão fácil, a ser mais compreensivos, cordiais e amigáveis uns com os outros. O mundo precisa da nossa empatia”, conclui o diretor do Balé Teatro Guaíra.

RELEITURA CONTEMPORÂNEA

Maestro convidado, Marcos Arakaki garante que a montagem com a composição de Sergei Prokofiev irá emocionar. “Vamos interpretar esse magnífico balé que traz uma música arrebatadora em uma releitura moderna e contemporânea”, afirma.

SERVIÇO

Apresentações: 

28 e 29 de abril (sexta e sábado), às 20h30; 
30 de abril (domingo), às 18h;
2 de maio (terça-feira), às 20h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 1h30
Classificação: 7 anos
Preço único: R$ 20,00 (vinte reais), com meia-entrada, conforme legislação – lugares livres
Ingressos em Ticket Fácil

Compartilhe