Geral
Novo museu e orquestra marcam os 132 anos de União da Vitória

Novo museu e orquestra marcam os 132 anos de União da Vitória

O resgate da memória de União da Vitória será um dos eventos que marcam o aniversário de 132 anos do município nesta semana

Redação - segunda-feira, 21 de março de 2022 - 17:41

O resgate da memória de União da Vitória será um dos eventos que marcam o aniversário de 132 anos do município nesta semana. O acervo histórico será exposto no Museu Professor Aniz Domingos, que será aberto na quinta-feira (24). O espaço reúne peças que retratam a colonização e a trajetória do município, além  de itens da História da Ferrovia e dos Ferroviários. 
 
A estrada de ferro que corta a cidade, construída no início do século XX, teve importância vital no desenvolvimento local e o prédio fica ao lado dos trilhos. O museu também será a sede da Biblioteca Municipal, que disponibilizará mais de 15 mil livros para serem emprestados para a população. O espaço cultural foi equipado para receber exposições itinerantes.
 
Orquestra ao vivo – No sábado (26), véspera do dia do aniversário do município, a comemoração fica por conta de um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que retoma as apresentações ao vivo. União da Vitória é a primeira cidade do Interior do Estado a receber os músicos para um espetáculo presencial desde o início da pandemia de Covid-19.
 
A apresentação vai ocorrer no Cine Teatro Luz no sábado, às 19 horas. O repertório que inclui obras de Tchaikovsky, de Edvard Grieg e do compositor brasileiro Ronaldo Miranda.
 
História – O território em que fica União da Vitória foi povoado desde meados do século XIX e serviu de entreposto e caminho das tropas de gado. O município foi emancipado de Palmas em 1890 e colonizado por imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos que chegaram à região antes de 1900. A cidade também abriga uma grande colônia sírio-libanesa

Compartilhe