Geral
Morre Dom Geraldo Majella aos 89 anos

Morre Dom Geraldo Majella aos 89 anos

O Cardeal foi arcebispo da Arquidiocese de Londrina entre 1982 e 1991, período que fundou a Pastoral da Criança ao lado de Zilda Arns

Tarobá News - sábado, 26 de agosto de 2023 - 11:53

Morreu em Londrina, no norte do Paraná, neste sábado (26), Dom Geraldo Majella Agnelo, aos 89 anos. A saúde do Cardeal se agravou em dezembro de 2022, quando sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

Dom Geraldo foi arcebispo da Arquidiocese de Londrina entre 1982 e 1991, período que fundou a Pastoral da Criança ao lado de Zilda Arns. 

Também foi presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Arcebispos do Brasil. Era amigo pessoal do papa João Paulo II e integrante da Cúria Romana. 

Quando João Paulo II faleceu, em 2005, teve seu nome cotado para substituir o Santo Padre. Na ocasião, Bento XVI foi eleito. 

Tornou-se Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador e em 2014 passou a residir em Londrina. Em carta em 2020, o Cardeal expressou seu desejo de ser sepultado na cidade da região norte do Paraná. 

Dom Geraldo será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina. O prefeito do município, Marcelo Belinati, decretou luto oficial de três dias. 

Ratinho Júnior, governador do Paraná, lamentou a morte do Cardeal e afirmou que “a comunidade católica e o Estado perdem um homem que atuava sempre em benefício do próximo”. 

Compartilhe