Geral
MON tem programação especial, de graça, em outubro para celebrar dia das Crianças

MON tem programação especial, de graça, em outubro para celebrar dia das Crianças

A programação começa dia 4 de outubro (segunda-feira) quando os visitantes poderão participar de um “Laboratório de Experiências” com tinta guache

Francine Lopes, com assessoria - sábado, 30 de setembro de 2023 - 08:17

O Museu Oscar Niemeyer vai realizar diversas oficinas e mediações gratuitas em outubro, Mês das Crianças, além de uma contação de histórias na área externa. Os destaques da programação são uma oficina direcionada a crianças autistas e outra ministrada pelo artista Túlio Pinto, autor da exposição “Buraco no Céu”, em cartaz no MON.

A programação  começa dia 4 de outubro (segunda-feira) quando os visitantes poderão participar de um “Laboratório de Experiências” com tinta guache. A atividade acontecerá em duas sessões: 13h30 e 15h30. No projeto, a oficina do museu se transforma em um grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.

A primeira visita mediada do mês será dia 11, às 15h, pelo Pátio das Esculturas, espaço de exposição permanente de obras de grande dimensão que pertencem ao acervo do museu. A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na mostra.

No dia 12 de outubro, Dia das Crianças, acontecerá o “Ateliê Aberto de Colagem”, das 10h30 às 16h30. Direcionada ao público de 5 a 12 anos, a proposta será exercitar a imaginação e explorar o Espaço de Oficinas do MON a partir de divertidos e curiosos desafios. O que será possível criar com cola e papel? Nessa oficina o tempo será livre e o participante terá autonomia na criação das suas produções.

Esta mesma atividade acontecerá no dia 28 para crianças autistas de 5 a 12 anos, com entradas às 9h30, 11h e 13h.

Ainda no dia 12, às 15h, haverá uma contação de histórias, na área externa, “MON Sem Paredes”, com Samara Rosa. Elementos da natureza, como as árvores e os pássaros, serão o tema – e o encontro será na obra “Ao Redor de uma Árvore”, do artista Gustavo Utrabo.

 

Foto: Maita Franco/MON

Samara Rosa é mestranda em Educação pela UFPR e membro do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Contadora de história, professora na rede pública de Curitiba e bonequeira, já representou o Brasil em um evento internacional de contos orais na Argentina e gravou 10 episódios de histórias em podcasts de contos afro-brasileiros com a Unicef.

Programação 

No dia 14, às 14h, acontece uma oficina ministrada pelo artista Tulio Pinto, “Matéria do Mundo – Matéria no Mundo”. A atividade será no Pátio das Esculturas do MON. Nessa oficina, aberta a crianças e adultos, uma instalação efêmera e flutuante feita com balões cheios de gás hélio transformará a percepção do espaço.

Para o dia 18 está programada a “Oficina Sensorial de Argila”, às 13h30 e às 15h30. Nessa oficina de experimentação sensorial, os participantes vão se inspirar nas obras do Pátio das Esculturas para criar, com argila, uma escultura com texturas e formas. A atividade é recomendada para maiores de 5 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. É recomendada também para crianças cegas ou com baixa-visão.

No dia 21 haverá uma oficina de “Montagem de Escultura de Papel em 3D”, das 14h às 16h. A atividade é para o público a partir de 8 anos e menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada, sujeita à lotação.

Para finalizar a programação do Mês das Crianças, no dia 25, às 15h, acontece uma mediação interativa na exposição “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg. Para participar basta comparecer à Sala 3 no horário da atividade.

 

Foto: Catarina Franceira

Compartilhe