litoral-sanepar-agua(Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

Litoral do Paraná tem aumento de 40% do consumo de água no Carnaval

Em 2024, os moradores e turistas consumiram 330 milhões de litros de água

O consumo de água no Litoral do Paraná teve aumento de 40% durante o feriado do Carnaval, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2024, os moradores e turistas consumiram 330 milhões de litros de água. Já em 2023, o consumo foi de 237,8 milhões de litros.

O pico do consumo aconteceu no último domingo (11), com 88 milhões de litros. Na segunda-feira (12), a produção teve aumento de 50% em comparação com o mesmo dia do Carnaval de 2023. O consumo chegou a 82,6 milhões de litros contra 55 milhões no ano passado.

Os motivos para o aumento do consumo de água no Litoral do Paraná foram o grande movimento de turistas e, principalmente, as altas temperaturas nas cidades. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Morretes e Guaratuba registraram temperaturas e sensação térmica acima dos 40 graus.

Para atender toda a necessidade, a Sanepar injetou durante o feriado 1,4 milhão de litros de água nas redes de distribuição para reforçar o abastecimento nos momentos de maior consumo. Ainda foi necessário acionar o gerador de energia na estação de tratamento de água de Morretes e na captação do Rio Cambará, na estação de tratamento de água de Matinhos.