Geral
“Levo meu tempo”, de Marta Berger, inaugura neste sábado (25), em Curitiba

“Levo meu tempo”, de Marta Berger, inaugura neste sábado (25), em Curitiba

São mais de 30 obras, sendo 20 telas e 17 desenhos, a maioria produzidos durante o período de isolamento da pandemia de covid-19

Guilherme Grandi - quarta-feira, 22 de março de 2023 - 13:30

A artista gaúcha, Marta Berger traz a Curitiba a exposição “Levo meu tempo”, na Artestil Galeria de Arte, no Batel. A mostra começa no dia 25 de março e estará aberta ao público até o dia 29 de abril. São mais de 30 obras, sendo 20 telas e 17 desenhos, a maioria produzidos durante o período de isolamento da pandemia de covid-19. Há ainda duas duas esculturas que já fazem parte do acervo da galeria.

O nome, “Levo meu tempo”, é um convite à reflexão sobre o tempo de produção de cada obra, os momentos da pandemia e o presente. O período pandêmico marca uma particularidade na produção de Marta: as obras agora estão mais coloridas “as cores me salvaram, porque eram elas que traziam alegria pra mim”, conta, relembrando a fase do isolamento por questões sanitárias. 

REFERÊNCIAS

A produção se volta para a família, sua relação com a mãe e as irmãs. As obras conversam com suas primeiras influências, a arte sacra, o vestido da missa de domingo — que era, inclusive, herdado da irmã mais velha. 

Marta nasceu em 1964, em São Leopoldo. De família alemã, cresceu vendo a mãe pintando ovinhos de páscoa para vender na quaresma. Ela ajudava na criação dos personagens. Buscava inspiração nos quadrinhos de Pato Donald, Mickey Mouse e toda a turma Disney  que virou coelho no trabalho com a família.

O que levou Marta à faculdade de artes foi o desejo de ser professora. Já tinha feito magistério e chegou a dar aula para turmas de ensino fundamental. No entanto, foi o trabalho artístico que a fez seguir outro caminho. Marta conta que, à medida que foi avançando com os murais, desenvolvendo sua linguagem e estética, estudando as formas de inseri-los na arquitetura e nos espaços públicos, optou por se dedicar exclusivamente às suas obras. Enquanto muralista, fez cursos por aqui, no Brasil, e fora do país.

Marta sempre desenhou. Para ela, o desenho é como um diário, é cotidiano, dado seu formato e a mobilidade da caneta e papel. É a base de qualquer projeto. Pode virar uma escultura, algo tridimensional ou uma pintura, e ganhar cor. Já nas telas, o processo é outro. Elas acontecem no encontro do pincel com o quadro. É um fluxo de consciência, livre associação, é íntimo, solitário, silencioso, como são as mulheres das suas pinturas. A artista mantém ateliê em duas cidades, Curitiba e Florianópolis.

SERVIÇO

Exposição “Levo meu tempo” 
Data: 25 de março até 29 de abril
De segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e sábado, das 9h30 às 13h30
Artestil Galeria de Arte, Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1663
A abertura no sábado (25) será das 11h às 13h30
 

 

Compartilhe