Geral
Jornalista Aroldo Murá morre aos 82 anos em Curitiba

Jornalista Aroldo Murá morre aos 82 anos em Curitiba

Profissional tinha mais de seis décadas de carreira e era um dos veteranos da imprensa paranaense. Ele tratava um câncer há um ano.

Redação - terça-feira, 3 de janeiro de 2023 - 14:57

Morreu na tarde desta terça-feira (3) o jornalista Aroldo Murá, aos 82 anos. Ele tratava um câncer há um ano e estava internado no Hospital São Vicente, em Curitiba. A informação foi confirmada pelo site do profissional.

O estado de saúde dele havia piorado nos últimos dois meses. O professor Aroldo, como também era chamado, deixa 13 edições da coleção Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, que reuniu perfis biográficos de figuras ímpares do estado, entre 2008 e 2022.

Aroldo Murá também escrevia para o Paraná Portal, na coluna Sintonia Fina, de Pedro Ribeiro. Ele tinha 62 anos de jornalismo e coordenava o projeto Memória Paranaense, além de ser presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba.

Ainda não foram divulgados horários de velório e enterro do jornalista.

AROLDO MURÁ ERA UM DOS VETERANOS DA IMPRENSA DO PARANÁ

Aroldo Murá Gomes Haygert era considerado um dos veteranos da imprensa do Paraná. Além da série Vozes do Paraná, escreveu outros dois livros: “Seu nome é João”, sobre o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos, e “Encontros do Araguaia – Construtores do Paraná no Século 20”, que ainda não foi lançado.

O professor Aroldo era gaúcho de nascimento, mas veio para o Paraná ainda em 1948. Era formado em jornalismo pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e fez cursos de especialização e extensão no Brasil e exterior.

Voltou para a PUC como professor universitário e foi diretor de jornais em Curitiba a partir da década de 60. 

Aroldo Murá recebeu, em 2012, a Ordem do Pinheiro no grau de Comendador. Em 2019, foi eleito “Personalidade ACP” pela Associação Comercial do Paraná.

Nos últimos anos, o jornalista procurava resgatar a história do Paraná e de figuras importantes do estado e do Brasil, além de tratar de questões atuais de política, sociedade, ciência, fé e responsabilidade social.

Compartilhe