Geral
Inscrições para cursos gratuitos de formação audiovisual estão abertas
Reprodução/Pixabay

Inscrições para cursos gratuitos de formação audiovisual estão abertas

São quase três mil vagas ofertadas para todo o Paraná

Mirian Villa - terça-feira, 26 de março de 2024 - 09:16

O Sistema Fiep lançou cursos gratuitos de cinema, televisão e mídias digitais para formação de profissionais para o setor de audiovisual. São ofertadas 2.925 vagas, sendo 2 mil delas para todo o Paraná, organizadas entre cursos de microcinema para videomaker, produtor de locação, e setor audiovisual e mostra de produção.

As outras 925 estão distribuídas entre os cursos rápidos de animação, assistente de câmera e vídeo; assistência de direção; captação de som; direção de fotografia (aplicações práticas); produção de figurino; produção executiva; e roteiro e quadro de produção.

Estes são distribuídos entre os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Dois Vizinhos, Guaratuba, Londrina, Paranaguá, Pinhais, Realeza, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba. Todos os cursos têm emissão de certificados e serão ministrados por professores, mestres e doutores com formação e experiência na área.

Os cursos de formação para o audiovisual da Fiep ocorrem tanto no formato presencial quanto de educação à distância (EaD). Para se candidatar, é necessário atender os seguintes requisitos: idade a partir de 16 anos, ter o ensino fundamental completo e residir no município em que o curso está sendo ofertado.

A iniciativa, que envolve o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), segue até de novembro de 2024. Todas as informações a respeito de cada um dos cursos, calendário de inscrição dos municípios parceiros, assim como critérios e passo a passo para matrícula, estão disponíveis nesta página (clique aqui).

É possível se inscrever em mais de um curso desde que o candidato atenda aos requisitos necessários. Caso seja selecionado, é preciso aguardar o contato da unidade SESI | SENAI onde o curso é oferecido, com instruções por e-mail ou WhatsApp.

Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, projetos como o do Sistema Fiep são um exemplo de como os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo atingem uma grande capilaridade por todo o Paraná. “Nosso trabalho é fomentar a cultura por todo o Estado e em todas as suas etapas, desde a formação de profissionais qualificados e especializados, até a produção e apresentação de produtos finais”, diz. “Os recursos do edital destinados ao projeto da Fiep é um perfeito exemplo dessa união entre descentralização da cultura e o fortalecimento da cadeia produtiva”.

Compartilhe