Geral
Hemepar pede com urgência doações de sangue do tipo O
Gilson Abreu/AEN

Hemepar pede com urgência doações de sangue do tipo O

Em dezembro, no Hemepar, a média diária de doadores de sangue cai de 175 para 110

Angelo Sfair - terça-feira, 5 de dezembro de 2023 - 17:00

Com estoques escassos, o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) pede com urgência doações de sangue dos tipos O+ e O-.

Com o período de festas de fim de ano e férias escolares, o número de doadores cai drasticamente. Por outro lado, a demanda aumenta.

Segundo o Hemepar, na primeira semana de dezembro, foi observada uma queda de 15% nas coletas de sangue. A tendência é de uma queda ainda maior.

Historicamente, em dias normais, o centro recebe de 160 a 190 doadores. No período das férias, essa média cai para um número entre 100 e 120 doadores.

A diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, reconhece que dezembro é um período difícil devido aos compromissos e viagens programadas.

“Sabemos da dificuldade em encaixar os horários, mas reforçamos esse apelo”, enfatizou a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná.

O Hemepar é o banco público estadual de coleta, armazenamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos.

É possível doar em 20 unidades espalhadas pelo estado. Clique aqui e confira mais informações e como fazer o agendamento.

Compartilhe