Geral
Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, morre aos 77 anos

Gal Costa, uma das maiores vozes da MPB, morre aos 77 anos

Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da cantora. Recentemente, ela havia retirado um nódulo na fossa nasal direita.

Redação - quarta-feira, 9 de novembro de 2022 - 11:28

Morreu na manhã desta quarta-feira (9) a cantora Gal Costa, considerada uma das maiores vozes da MPB (Música Popular Brasileira). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

Até o momento, não foi informada a causa da morte da cantora. Recentemente, ela havia retirado um nódulo na fossa nasal direita.

Por conta da intervenção cirúrgica, a cantora cancelou a participação em um evento que aconteceu no final de semana, em São Paulo. Segundo a assessoria dela, ela precisava ficar afastada dos palcos até o final de novembro.

“É com profunda tristeza e o coração apertado que comunicamos o falecimento da cantora Gal Costa, na manhã desta quarta-feira, 9/11, em São Paulo. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas posteriormente. Agradecemos o carinho de todos neste momento tão difícil”, publicou a equipe da artista na conta dela no Twitter.

Gal Costa nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador. Nascida Maria da Graça Penna Burgos, ela é considerada a sétima maior voz da música brasileira pela Rolling Stone Brasil. 

Em 1964, nos primeiros meses de Ditadura Militar, fez parte de um espetáculo na capital soteropolitana ao lado de outros nomes importantes da música nacional, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Ela foi um dos símbolos da Tropicália, movimento cultural brasileiro que ocorreu na segunda metade da década de 1960 com música, cinema, teatro e poesia.

Gal Costa deixa um filho, Gabriel, e um legado de canções interpretadas como Um Dia de Domingo, Modinha para Gabriela, Sorte, Sua Estupidez, Aquarela do Brasil e Brasil.

FAMOSOS LAMENTAM A MORTE DE GAL COSTA

Desde a confirmação da morte de Gal Costa, famosos lamentam pelas redes sociais a morte da artista. Um dos primeiros a se manifestar foi Gilberto Gil.

“Muito triste e impactado com a morte de minha irmã Gal Costa”, publicou Gil no Twitter.

Pela mesma rede social, outras personalidades comentaram a perda para a música brasileira:

  • “Gal Costa foi uma das maiores cantoras do mundo. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura”, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito
  • “Muito triste com a morte da Gal Costa. Uma das maiores vozes do nosso país”, Reginaldo Manzotti, padre
  • “Ah, Brasil… que vazio. Sem Gal Costa, que tristeza sem fim”, Zélia Duncan, cantora
  • “É quase uma surra no coração, na alma. Gal minha amada, você sempre estará viva, aqui, no coração do Brasil”, Zezé Motta, atriz e cantora

Compartilhe