Geral
Festival “Comida di Buteco” entra para o calendário oficial de Curitiba

Festival “Comida di Buteco” entra para o calendário oficial de Curitiba

O objetivo é fomentar o comércio gastronômico. O festival “Comida di Buteco” tem 23 anos de tradição e é realizado em Curitiba desde 2015

Redação - terça-feira, 14 de março de 2023 - 19:35

Por unanimidade, os vereadores de Curitiba aprovaram nesta terça-feira (14), em primeiro turno, o projeto de lei que inclui o festival gastronômico “Comida di Buteco” no calendário oficial de eventos da capital. O tema retorna à pauta da Câmara Municipal de Curitiba nesta quarta-feira (15).

Segundo o texto, o projeto incentiva o comércio gastronômico. O apoio, segundo os vereadores, se torna ainda mais importante em um cenário de retomada econômica após o período restrições imposto pela emergência sanitária decorrente da pandemia do coronavírus.

O “Comida di Buteco” chegou a Curitiba em 2015. No entanto, o festival foi criado há 23 anos. Atualmente, o evento tem abrangência nacional.

A proposta do festival é escolher, por meio de votação popular, os melhores botecos de cada cidade. Durante o período de realização do evento, bares e restaurantes ganham maior divulgação e público. Na etapa nacional, os vencedores regionais disputam o título de Melhor Boteco do Brasil.

Além do sabor do pestisco, o “Comida di Buteco” também avalia outros aspectos dos estabelecimentos, como o atendimento, a higiene dos ambientes e até mesmo a temperatura em que são servidas as bebidas.

Em todo o país, segundo estimativas dos organizadores, o evento injeta R$ 300 milhões na economia brasileira e geral cerca de 8 mil empregos durante a realização do evento.

COMIDA DI BUTECO

Na 8ª edição do “Comida di Buteco” em Curitiba, 31 bares integram a lista de participantes. Ao todo, o evento tem uma duração de 24 dias, entre 7 e 30 de abril.

Durante o período, o público é convidado a comparecer e votar – 70% da nota é referente à qualidade do petisco. Outros quesitos avaliados são o atendimento, a higiene e a temperatura da bebiba – cada item com 10% de peso na nota final.

Os votos populares serão somados às notas do corpo de jurados, composto por chefs, amantes da gastronomia e influenciadores. A votação popular e o votação do júri técnico têm o mesmo peso para formar a média final.

Em 2022, o bar Schnaps foi o vencedor da etapa regional. Completaram o pódio o Trieste Bar e o Armazém do Espetinho.

Compartilhe