Geral
Exposição Paranismo é destaque em Curitiba neste final de semana

Exposição Paranismo é destaque em Curitiba neste final de semana

Com entrada gratuita, a mostra traz ao público a história do movimento Paranista e sua importância para a identidade artística do Estado.

Rafael Nascimento - sábado, 22 de abril de 2023 - 08:09

A exposição Paranismo, no Memorial de Curitiba, é destaque e uma das atrações de passeio para toda a família neste final de semana na Capital. Com entrada gratuita, a mostra traz para o público a história do movimento Paranista e sua importância para a identidade artística do Estado. 

A exposição foi inaugurada durante as comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba. O Paranismo foi um movimento que surgiu nas primeiras décadas do século 20. A vanguarda da época buscava inspiração em aspectos da cultura local, e também na fauna e na flora, buscando valorizar a identidade do Estado.

A exposição é baseada no livro Paranismo, do crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, que analisa e enaltece o movimento. A mostra também destaca os diversos monumentos dedicados à cultura das etnias que formam a cidade de Curitiba, como o Bosque do Alemão, o Parque Tingui e a Praça do Japão.

Na exposição, os visitantes podem observar reproduções de diversos artistas locais, como João Turin, Alfredo Andersen, Zaco Paraná, Lange de Morretes, João Ghelfi e Waldemar Freyesleben.

Um dos destaques é a releitura da obra No Exílio, de João Turin. A obra foi feita no início do século XX quando o artista estava na Bélgica. Essa é a primeira escultura em grandes proporções feita por Turin. A escultura nunca retornou ao Brasil e é considerada perdida. A releitura foi realizada pela artista Luna do Rio Apa, sendo considerada uma homenagem ao centenário do movimento paranista e ao próprio João Turin, um dos maiores representantes do Paranismo.

Serviço: Exposição Curitiba, Capital do Paranismo

Local: Memorial de Curitiba – Rua Claudino dos Santos, 79, no bairro São Francisco
Horário: sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h
Entrada gratuita

Compartilhe