Geral
Exposição da fotojornalista Fernanda Castro recebe visita mediada com a artista
Foto: Divulgação

Exposição da fotojornalista Fernanda Castro recebe visita mediada com a artista

A visita mediada é uma oportunidade para conversar sobre os bastidores da vida profissional e o processo de montagem da exposição.

Rafael Nascimento - terça-feira, 23 de abril de 2024 - 11:34

O Centro Cultural da PUCPR, em Curitiba, e a fotojornalista e artista paranaense Fernanda Maria de Castro Paula promovem nesta quarta-feira (24), a partir das 18h30, uma visita mediada pela exposição “Fernanda Castro, trajetórias em territórios afetivos”.

Instalada no espaço cultural do campus Prado Velho da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), no bairro Prado Velho, a mostra apresenta fragmentos da jornada documental da artista, que por meio de sua sensibilidade, pesquisa e compromisso, revela um olhar íntimo e afetivo sobre os territórios percorridos e os encontros vividos ao longo de sua carreira.

A visita mediada também é uma oportunidade para conversar sobre os bastidores da vida profissional de Fernanda Castro e o processo de concepção e montagem da exposição.

A exposição apresenta o acervo da fotojornalista, dentro e fora das pautas que cobria. Cada fotografia exposta inspira a conhecer os percursos cuidadosamente selecionados pela artista, transitando entre memórias de família, documentação de territórios e comunidades quilombolas e indígenas, tendo a imagem como registro, fonte histórica, identidade e meio de resistência em múltiplos sentidos.

Foto: Acervo/Fernanda Castro

Fernanda Castro nasceu em 1951, em Arapongas, no Norte do Paraná, e se formou em Comunicação pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Fez pós-graduações em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná e em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais pela Universidade Candido Mendes.

Além do trabalho autoral, atuou como fotojornalista nos jornais “O Estado do Paraná”, “Correio de Notícias” e “Gazeta Mercantil”, bem como na Secretaria de Comunicação Social do Paraná. Também foi professora de fotojornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa e na PUCPR.

Compartilhe