Geral
Exposição fotográfica homenageia feirantes do Largo da Ordem

Exposição fotográfica homenageia feirantes do Largo da Ordem

O projeto cultural retrata momentos da feirinha mais tradicional e conhecida da Capital e o dia a dia dos feirantes.

Redação - quinta-feira, 23 de março de 2023 - 11:28

O Museu da Fotografia de Curitiba recebe, a partir desta quinta-feira (23), a exposição fotográfica “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem”. Com fotografias de Carol Castanho, o projeto retrata momentos da feirinha mais tradicional e conhecida da Capital e o dia a dia dos feirantes.

O evento de lançamento acontece hoje às 19h, e a visitação está liberada, de terça a sexta, das 9h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h, sempre com entrada gratuita. O Museu da Fotografia fica na Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 533, anexo ao Solar do Barão.

A exposição conta com mais de 50 fotografias, sob curadoria da produtora cultural Lu Berlese, e é um desdobramento do projeto cultural de mesmo nome. “Histórias e Retratos da Feira do Largo da Ordem” resultou no volume 150 do Boletim Casa Romário Martins, da Fundação Cultural de Curitiba, lançado em 2022, e na história em quadrinhos “Histórias do Largo”.

“As fotografias contidas no livro, e que agora estarão na exposição, são para que os feirantes se vejam e se apropriem do importante lugar que ocupam na história da cidade de Curitiba, e para que no futuro possamos consultar a história da cidade e ver quem eram essas figuras que movimentam a cidade aos domingos. Os registros fotográficos que fiz são para que essas histórias tenham cara, para fixar na memória que a feira é feita de gente”, afirma Carol Castanho.

O objetivo é resgatar, valorizar e preservar as memórias das pessoas envolvidas na manifestação cultural, como reforça a antropóloga e uma das idealizadoras do projeto, Luana Camargo. “Nós entendemos e defendemos que os feirantes, cada um com sua história, seu trabalho e suas criações, são parte do nosso patrimônio cultural. Os feirantes e suas trajetórias atravessam e são atravessados pela Feira do Largo da Ordem e, quando pensamos nela e em sua importância histórica e cultural, não podemos deixar de pensar em cada um dos 1300 indivíduos que a constroem e mantêm, dia após dia. Ela é viva, pulsante e tecida por muitas mãos”, complementa.

A Feira do Largo da Ordem surgiu no início da década de 1970 no Centro Histórico de Curitiba. Hoje, 50 anos depois, reúne em torno de 1.300 pessoas mantenedoras do evento, entre artesãos, cozinheiros e comerciantes de produtos variados.

No calçadão do Largo da Ordem, os visitantes encontram comidas e bebidas populares de diferentes regiões e nacionalidades Além da alimentação, a Feira oferece uma variedade de roupas, calçados, acessórios de moda e casa, antiguidades, entre outros itens. 

Em 2018, o evento foi reconhecido como patrimônio imaterial de Curitiba pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Compartilhe